Mostra indígena de moda e adereços em Manaus

Mostra indígena de moda e adereços em Manaus

Um grupo de estilistas do Parque das Tribos, de Manaus, lançou a Mostra Intercultural de Moda Indígena, evento que irá movimentar vários espaços da cidade ao longo do mês de abril

Um evento inédito no Brasil, foi lançada em Manaus a primeira edição da Mostra Intercultural de Moda Indígena, que contará com participação de 29 estilistas, dois coletivos e 37 modelos indígenas, das etnias Munduruku, Baré, Sateré-Mawé, Tikuna, Witoto, Mura, Tariano, Kambeba, Carapanã e Kokama, entre outras.

Ao todo, 70 profissionais e colaboradores estão envolvidos na ação, que contará com atrações culturais, performáticas, musicais e ainda apresentação das criações de vestuário.

A temática da primeira edição é o grafismo indígena que se configura nos trajes e traçados dos figurinos, pinturas e artesanatos que representam a especificidade de cada etnia.

A programação acontecerá no dia 2/4, na Maloca dos Povos Indígenas no Parque das Tribos, localizado no Tarumã-Açu; em 9/4 será apresentado no Salão Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro histórico de Manaus; e em 23/4 na praça central do Sumaúma Shopping, na Cidade Nova.

A mostra é uma realização da Seanny Artes Produções em parceria com o Projeto de Extensão Contadores de Histórias, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com apoio do Sumaúma Shopping.

A professora da UEA Vanessa Bordin, também idealizadora da Mostra, participa como apresentadora do evento ao lado de Carlos Kokama.

Ilustração de moda

Desde fevereiro acontece aos sábados, no Parque das Tribos, a Oficina de Ilustrador de Moda, sob a coordenação de Seanny Oliveira, também responsável pela iniciativa do evento de moda indígena. A iniciativa foi contemplada pelo edital ‘Prêmio Amazonas Cultura em Rede’, promovido pelo governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

No Parque das Tribos existem representantes de 36 etnias indígenas e os modelos da Mostra são todos de lá.

Com informações e fotos de Alonso Jr. e Diogo Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*