O memorial será inaugurado no dia 17 de março, data de aniversário do pintor, funcionando também como reabertura do Museu da Cidade, no Centro histórico de Manaus
A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, órgão ligado à Prefeitura de Manaus, promoverá nesta quinta-feira (17/3) a reabertura do Museu da Cidade com a inauguração de um espaço dedicado à obra do pintor amazonense Moacir Andrade.
O memorial, que contará com obras do acervo pessoal do artista plástico doadas pela família, será simbolicamente inaugurado na data de nascimento de Moacir que, se vivo estivesse, estaria completando 95 anos.
O espaço do memorial é dividido em duas salas e receberá as peças do acervo – entre telas e desenhos – e objetos do ateliê do pintor, como sua mesa de pintura, banquetas, pincéis e paletas.
Trajetória
Moacir Andrade iniciou na pintura como autodidata, estudou desenho na Escola Técnica de Manaus no início da década de 1940 e também graduou-se em Museologia pelo Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
Andrade também foi um membro de destaque do histórico Clube da Madrugada, quando ajudou no processo de renovação das expressões artísticas locais.
Ele organizou exposições e cursos de pintura para jovens interessados em aprender a pintar, atividades essas que foram realizadas em espaços públicos, para que a população tivesse acesso. Como escritor, deixou importante contribuição para a literatura regional, com livros de ensaio sobre a cultura amazônica, poesia, memória e artes plásticas.
Visitação
Localizado no Paço da Liberdade, no Centro histórico de Manaus (em frente à praça Dom Pedro II), o Museu da Cidade volta a funcionar para visitação pública, com agendamento prévio.
Com informações e fotos da assessoria