Guia da Sommelieria de Cervejas é lançado no Brasil

Guia da Sommelieria de Cervejas é lançado no Brasil

Noite de autógrafos com autores da obra e experiência em sommelieria marcam o lançamento oficial da obra em São Paulo e que é distribuída para todo o Brasil

A ‘povo’ que curte vinho pode achar, a princípio, estranho, ou até mesmo ‘sacrilégio’ mas a verdade é que o termo sommelier – o especialista em algum tipo de bebida – também se aplica à cerveja.

Daí que na última semana aconteceu o lançamento do ‘Guia da Sommelieria de Cervejas‘, que foi apresentado oficialmente para o mercado paulistano com eventos no bar Let’s Beer e no restaurante Lobozó.

O novo livro da Krater, editora especializada em livros sobre cerveja em português, tem textos assinados por 28 profissionais de países como Brasil, Argentina, Peru e Inglaterra, especializados em diversas áreas – da produção de cerveja à gestão de carreira – e foi organizada por Bia Amorim, sommelière de cervejas desde 2010 e uma das profissionais mais destacadas do setor.

O ‘Guia da Sommelieria de Cervejas‘ serve como um manual prático visando complementar a formação dos sommeliers e sommelières de cerveja brasileiros, trazendo referências com orientações sobre atendimento e serviço; condução de treinamentos de equipe; desenvolvimento e gerenciamento de uma boa carta de cervejas e de chopes; entre muitos outros assuntos relevantes para a profissão.

O Brasil é o país que mais forma sommeliers de cervejas no mundo anualmente. Cada vez mais profissionais ocupam posições em bares, lojas especializadas, distribuidoras, importadoras e cervejarias.

Para Bia, que acompanhou a evolução da profissão no Brasil desde o seu início, o guia vem, de forma importante, suprir a carência desse tipo de material no país. “Hoje, temos milhares de sommeliers de cerveja formados no Brasil, e várias instituições de ensino oferecendo cursos de formação na área. Os sommeliers brasileiros, inclusive, disputam e se destacam em competições internacionais. Mas sempre senti falta de referências bibliográficas em português que discutam os temas relacionados a essa profissão”, ressalta.

Entre os sócios da Editora Krater, Diego Masiero e Pedro Paranhos, há expectativa de que o livro exerça enorme importância e se torne essa referência para a profissão e para a educação cervejeira do país. “Queremos fazer parte de uma evolução constante do mercado, contribuindo para que ele tenha a qualidade e o reconhecimento que merece”, pontua Diego.

O projeto do guia foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecida como crowdfunding, disponibilizada na plataforma Catarse. Contou com contribuições daqueles que se interessaram pelo projeto e foi um sucesso absoluto. A meta estabelecida para o projeto na plataforma de crowdfunding foi batida nas primeiras 48h de campanha.

Com projeto gráfico especial, capa dura e totalmente colorido, o Guia da Sommelieria de Cervejas tem tiragem limitada e estará disponível no site https://www.editorakrater.com.br/.

Adquira o seu exemplar pelo site https://www.editorakrater.com.br/loja/guia-da-sommelieria-de-cervejas/

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*