Torneio de robótica First Lego League em Manaus

Torneio de robótica First Lego League em Manaus

Competição irá reunir equipes de seis Estados brasileiros no Clube do Trabalhador do Sesi, em Manaus, entre a sexta-feira e sábado

Na próxima sexta-feira (22) inicia-se a nova edição do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, com o tema ‘Cargo Connect’ (conexão de carga).  A competição vai reunir até sábado 20 equipes da região Norte, incluindo estudantes do Amazonas, Acre, Tocantins, Rondônia, Roraima e Mato Grosso.

Anualmente, desde 2013, estudantes de todo o País – entre 9 a 16 anos – são desafiados a pesquisar e apresentar soluções inovadoras para um determinado problema. Para isso, tem que utilizar conhecimentos nas áreas de ciências exatas e biológicas. Este ano, para vencer os desafios, os participantes terão que explorar temas como transporte e logística.

Equipes do Amazonas

Pelo Amazonas, equipes se preparam para a competição, entre elas, a ‘Black and White’, formada por alunos do 4° e 5° ano da Escola Sesi localizada no Distrito Industrial de Manaus, que trará o projeto “DBW22”, dispositivo ligado a um aplicativo, com objetivo de otimizar o tempo de localização dos containers no pátio dos portos. Para a realização do projeto, segundo Marcelania Gouvêa, professora do Sesi e técnica da equipe, foram realizadas pesquisas de campo no Porto Chibatão (bairro Colônia Oliveira Machado) e na Transportadora Supersonic (Bairro do Distrito Industrial).

A equipe de Mato Grosso, a Brother Creators, da Escola SesiI Cuiabá trará ao Amazonas o projeto “Tecnogrãos”, um dispositivo para monitoramento do desperdício de grãos no transporte, utilizando sensores ultrassônicos de umidade e temperatura. Segundo o professor e técnico da equipe, Carlos Juliani, a solução indicará quando o nível da carga no transporte tiver muita variação, acionando assim um alerta para a empresa, que fará o monitoramento de forma mais assertiva, identificando quais veículos necessitam de uma melhor manutenção e ajustes para mitigar as perdas no transporte.

Por sua vez, a equipe Acroboticos, do Acre, optou por investir em uma manta térmica para caminhões do estilo baú. O projeto é chamado “ARP”. “Percebemos que na nossa cidade muitos alimentos chegam estragados e por isso o preço final fica elevado, então decidimos criar algo que preservasse melhor a qualidade desse alimento”, explicou Ana Beatriz, de 15 anos, aluna do 2º ano da Escola Sesi Marília Sant’ana, e participante da equipe.

Abordando também a preocupação com a temperatura de alimentos, a equipe do Roraima, da Escola Sesi Isolina Rutmann, dedicou-se ao um projeto que busca aperfeiçoar o delivery de comidas, para garantir que o alimento chegue quente ao seu destino. “Segundo pesquisa realizada em nossa cidade, 48% das entregas dos alimentos chegam com temperatura baixa, gerando insatisfação” ressaltou Silvio Cezne, professor e técnico da equipe.

A programação da Etapa Regional Norte do Torneio de Robótica First Lego League inicia sexta-feira às 9h no ginásio do Clube do Trabalhador e irá contar, nos dois dias, com apresentação dos projetos, avaliação das equipes, palestras sobre tecnologia e desafios de robôs – outra atração bastante aguardada pelos participantes.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*