Coluna reúne notas e fotos na temporada

Coluna reúne notas e fotos na temporada

A coluna do site rogeriopina reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e eventos, editada a partir de Manaus, na Amazônia

Amazonas em Seattle

Após dois anos apenas on-line, o maior congresso mundial de neurologia – American Academy of Neurology Annual Meeting – voltou ao formato presencial e contou com participação do médico amazonense Gabriel Pina Paiva durante evento em Seattle, nos Estados Unidos, na última semana.

O neurologista amazonense Gabriel Pina Paiva, no meeting em Seattle, nos Estados Unidos

Gabriel Pina Paiva apresentou dois pôsteres na sessão de doenças neuromusculares, trabalhos que são frutos da dissertação de mestrado, defendida em dezembro de 2020 e desenvolvida na FAMERP, em São Paulo, sob orientação do Dr. João Aris Kouyoumdjian.

O congresso foi uma excelente oportunidade para discutir sobre as perspectivas terapêuticas de diversas doenças comuns do dia a dia do neurologista, como AVC, Doença de Alzheimer, Parkinson e Cefaleia.

Expo e manifesto

O Museu da Amazônia, situado em uma área preservada na Zona Norte de Manaus, inaugurou uma bela e importante exposição assinada pelo fotógrafo e indigenista Renato Soares – para comemorar o Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas (19 de abril).

A expo “Amazônia Indígena” retrata em 61 painéis de grandes proporções – 120 cm x 180 cm – a vida e cultura de 20 etnias indígenas e também homenageia Maureen Bisilliat, pioneira da chamada ‘fotografia indígena’.

O diretor do Musa, Ennio Candotti, e Renato Soares na abertura da exposição

A mostra é apresentada pelo Musa como um manifesto pelos direitos constitucionais indígenas e contra a invasão de terras dos povos originários do Brasil.

Champions League

A Centauro anunciou nesta sexta-feira uma parceria com a UEFA para o licenciamento exclusivo de produtos da Champions League durante três temporadas.

Os produtos envolvem sete modelos de peças, entre polos e t-shirts. As vendas serão feitas nas lojas da marca, em todo o Brasil, e também pelo e-commerce.

Aeroportos da Amazônia

A Vinci Airports, operadora privada de aeroportos que assumiu a gestão dos aeróodromos de Manaus, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco, Tabatinga, Tefé e Cruzeiro do Sul no início de 2022, anunciou as logomarcas para os sete aeroportos, com artes baseadas em símbolos culturais locais.

A aeroporto de Manaus ganhou uma versão inspirada na indumentária dos Manaós, uma das mais importantes etnias que habitaram a região e deram origem à cidade, resultando em um logotipo leve e colorido.

A Vinci Airports usará os logotipos para promover cada destino em exposições, festivais e comunicações globais em todo o mundo, afirmou Karen Strougo, CEO da Aeroportos da Amazônia.

Karen Strougo, CEO da Aeroportos da Amazônia, durante evento de lançamento

Combate à desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou uma parceria com o Kwai para o lançamento de uma página na plataforma para a produção de conteúdo que tem como objetivo combater a desinformação eleitoral na internet.

A iniciativa faz parte das ações projetadas para o ‘Mês de Combate à Desinformação’, período que o tribunal destinou para reforçar as políticas de combate à informações falsas.

A ferramenta reúne conteúdos explicativos relacionados ao período eleitoral. Além disso, o TSE se une a parceiros de notícias da plataforma para a produção de vídeos sobre o que é fato e o que é boato a respeito das Eleições e da Justiça Eleitoral, além de dicas para a identificação de notícias falsas.

Delícias amazônicas

O referendado restaurante Casa do Saulo, de Santarém, acaba de ganhar uma filial no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Comandado por Saulo Jennings, apresenta um cardápio baseado em ingredientes amazônicos – incluindo muito pirarucu, tucupi, derivados de açaí e feijão-santarém, entre outras delícias.

Fica a dica para moradores ou turistas em visita ao Rio.

Cibele Pennini Nery e o filho Paulo, celebrando o aniversário dele na semana, em Manaus

Agente de viagens

A Abav – Associação Brasileira de Agências de Viagem – lançou concurso em comemoração ao Dia do Agente de Viagens, celebrado neste 22 de abril.

Premiará dez sócios ou funcionários de agências de viagens associadas com viagem de três dias a Recife (PE), no período de 21 a 23 de setembro, quando o destino receberá a feira de turismo ‘Abav Expo’.

As inscrições podem ser realizadas até 6 de maio, por meio do site da Abav na internet.

Dia das Mães

O Amazonas Shopping lançou campanha pelo Dia das Mães, com brindes e sorteio de oito vale-compras de R$ 10 mil.

A promoção inicia nesta sexta-feira (22) e segue até o Dia das Mães (8 de maio). Assim como em outras ações, o Amazonas Shopping também estará arrecadando alimentos para serem doados a instituições que apoiam famílias em situação de vulnerabilidade social.

Fernando Salignac movimentou o Novotel Manaus com um almoço com temática mexicana

Bazar tradicional

O ‘Chic Bazar’ na versão Dia das Mães acontecerá nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em lado do Sambódromo de Manaus.

Um dos mais tradicionais bazares locais, tem previsão de reunir mais de 150 lojas, funcionando ao público de 10h às 22h, com estandes de todos os segmentos, espaço kids, área gourmet e estacionamento gratuito.

Dia do Jazz

Depois de uma ‘parada forçada’ de dois anos, pela pandemia, o Teatro Amazonas voltará a sediar a terceira edição do ‘Amazonas Jazz Day’, no dia 30 de abril.

A noitada musical acontecerá em comemoração ao Dia Internacional do Jazz – evento global comemorado em 190 países.

Dulce a Ana Lima Daou foram recebidas pela irmã Inês Daou durante visita a Manaus nesta semana

Fenômeno em série

Maior fenômeno da literatura brasileira dos últimos anos, o romance “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, está sendo adaptado para as telas – em formato de uma série de múltiplas temporadas no serviço de streaming HBO Max.

Quem está por trás do projeto é o cineasta Heitor Dhalia, de “O Cheiro do Ralo”, que idealizou a empreitada e detém os direitos de adaptação do livro.

O romance está sendo adaptado por equipe de cinco roteiristas negras e deve começar filmagens em 2023.

Ensaio dos bumbás

O Caprichoso apresenta no próximo sábado (23) o Bar do Boi “Waiá-Toré, a Grande Celebração Tribal”, com início às 21h no Centro de Convenções – Sambódromo de Manaus, com entrada é gratuita.

A temática do evento é inspirada no Dia de Luta e Resistência dos Povos Indígenas, marcado na última terça-feira. Marciele Albuquerque, Cunhã Poranga do Boi Caprichoso e legítima representante do povo indígena Munduruku, fará uma evolução show que exaltará os originários.

Para marcar a experiência, a indígena Thaís Kokama reproduzirá grafismos nativos na pele dos torcedores, reforçando a importância do conhecimento sobre a cultura dos povos indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*