Novidades e fotos na coluna do site rogeriopina

Novidades e fotos na coluna do site rogeriopina

A coluna do site rogeriopina reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia

Café é o novo vilão

De acordo com o estudo realizado pela Scanntech, o preço do café no Brasil ‘fechou’ 69% acima do valor cobrado em fevereiro do ano passado. Com isso, o consumo de cafés durante o mês de janeiro e fevereiro deste ano retraiu -5% contra o mesmo período de 2021.

O café Torrado e Moído e Grãos (TM&G) representa 88% do faturamento da categoria em 2022 e é o grande vilão em preços (+79%).

Na tentativa de driblar a crise, o consumidor brasileiro tem optado por comprar café TM&G em embalagens menores de 250g ao invés de 500g. As marcas regionais que são em média 14% mais baratas que as nacionais também ganharam mais espaço nos carrinhos do consumidor, mesmo que tenham aumentado seus preços de forma mais agressiva que as marcas nacionais (+83%).

A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando através de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

Liberação de bagagem

A aprovação pela Câmara dos Deputados da Medida Provisória do Voo Simples, que focou em avanços no setor aéreo brasileiro, incluiu um destaque que torna novamente obrigatória a franquia de bagagem despachada em voos domésticos e internacionais, a partir do Brasil.

As associações de transporte aéreo definiram a medida como retrocesso, já que deverá impactar na oferta de produtos diferenciados aos clientes.

Atualmente, os viajantes que optam pelo despacho de bagagem podem fazê-lo mediante o pagamento de uma taxa, isentando àqueles que não precisam fazer uso desse serviço.

Cinema Ibero-americano

O Canal Brasil exibe a cerimônia de premiação dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-americano com exclusividade no domingo, dia 1º, às 16h45 (horário de Brasília).

Grandes nomes da sétima arte de 23 países falantes da língua hispânica, além de Brasil e Portugal, estarão reunidos para celebrar a produção audiovisual da região. Entre os indicados brasileiros, estão “7 Prisioneiros“, de Alexandre Moratto, em quatro categorias: ator (Rodrigo Santoro), ator coadjuvante (Christian Malheiros), edição e som; “Deserto Particular“, de Aly Muritiba, concorrendo a melhor roteiro; “A Última Floresta“, de Luiz Bolognesi, na disputa de melhor documentário; e “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos da Gente“, de Cesar Cabral e com coprodução do Canal Brasil, na categoria de melhor animação.

A cerimônia será transmitida diretamente do Palácio Municipal de Congressos de Madri, na Espanha, com apresentação de Simone Zuccolotto, com comentários do jornalista e crítico de cinema Roger Lerina.

Xilogravura e grafite

A unidade paulistana do Sesc Consolação inaugura no dia 4 de maio a exposição ‘Xilograffiti‘, com participação do artista visual amazonense Turenko Beça.

O amazonense Turenko Beça participa da mostra coletiva no Sesc paulista

A coletiva pretende mostrar obras populares de origens distintas, que promovem a confluência e o embate entre a xilogravura e o grafite, apresentando trabalhos de artistas de todos os cantos do Brasil.

Pensando nessa diversidade brasileira, a curadoria da mostra também contemplou artistas e coletivos de mulheres em uma seara com tradição de criação predominantemente masculina.

Tacacá na Bossa

A abertura da nova temporada do ‘Tacacá na Bossa‘ acontecerá na noite de 11 de maio, no Largo em frente ao Teatro Amazonas, em Manaus.

Joaquim Melo está eufórico com o retorno do projeto musical, que terá como atrações Renato Braz e o grupo amazônico Raízes Caboclas.

Altamente agendável.

‘Antropologia da beleza’

O fotógrafo e indigenista Renato Soares irá apresentar a palestra ‘Antropologia da beleza’, nesta sexta-feira às 15h, no auditório da pós-graduação do Inpa – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, na Morada do Sol. Acesso gratuito.

Renato Soares assina uma belíssima exposição de fotografias sobre indígenas que pode ser conferida no Museu da Amazônia, na Zona Norte de Manaus.

Lixo zero na Amazônia

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) lançou nesta sexta-feira (29) a programação do Congresso Internacional “Diálogos pelo Planeta – Amazônia”.

No evento, foi anunciado o início das inscrições para o congresso, que será realizado de 20 a 28 de agosto, em um formato itinerante percorrendo de barco alguns municípios do Amazonas.

Modo viagem

O Mirante do Gavião foi incluído na seleta lista do programa ‘Hotéis incríveis’ que é exibido pelo canal Modo Viagem na grade da TV paga – que substituiu o ‘+ Globosat’ e recentemente o ‘+ na tela’.

O hotel de charme instalado em Novo Airão foi reconhecido como uma das joias do circuito de hospedagens diferenciadas na Amazônia.

Novo gastrobar

Os amigos Rafael Maia Assayag, Jorge Tufic Alauzo Neto e Gabriel Moura Lima juntaram forças e competências e abriram um gastrobar na Avenida Mario Ypiranga, em área bacana de Manaus.

Batizado como Mih Bar – resultado de Make IHappen, ‘fazer acontecer’ -, o local reúne gastronomia assinada pelo chef Erik Alcântara, drinks autorais e espaço para dançar, tudo distribuído em dois pisos.

Drinks personalizados

Beatriz Mello e Drica Oliveira continuam fazendo sucesso no ramo de drinks personalizados em eventos.

A dupla leva para o evento a Pop Bike, estrutura bacana que oferece drinks autorais criados por elas.

Bazar das mães

A edição deste ano do ‘Chic Bazar’ acontece nos dias 29 e 30 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com foco no Dia das Mães.

O evento reúne mais de 150 lojas, funcionando ao público de 10h às 22h, com acesso gratuito.

Jazz em Manaus

O Dia Mundial do Jazz será comemorado neste 30 de abril com uma noitada musical de qualidade no palco do Teatro Amazonas, em Manaus.

A ‘nata’ da musicalidade de Manaus estará reunida para apresentações solo e em grupo, com nomes como Ítalo Jimenez, Régis Gontijo, Ênio Prieto, Leonardo Pimentel, Marcelo Figueiredo e, claro, o cantor e multi talentos Humberto Amorim.

Toadas e feijoada

O boi bumbá Caprichoso promoverá neste fim de semana o evento de lançamento de 13 toadas do novo álbum “Amazônia, Nossa Luta em Poesia”, que irá embalar a apresentação deste ano no festival folclórico de Parintins.

O evento acontecerá no ‘Curral’ Zeca Xibelão, na Ilha Tupinambarana, na noite de sábado.

Já a tradicional ‘Feijoada VIP’ do Movimento Marujada foi agendada para 4 de junho no Clube do Sesi, em Manaus.

Mazé Mourão clicada por Flávio Ricardo Castro em evento no circuito social de Manaus na temporada

Música de qualidade

O Circuito de Música Instrumental Manauara apresenta nesta sexta-feira (29) o Abner Viana Trio em apresentação na Loppiano, na Avenida Airão com Major Gabriel, a partir das 20h.

O repertório irá privilegiar clássicos da Música Popular Brasileira, também em comemoração aos 28 anos da ‘Loppi’, que tem à frente Rogério Cunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*