O livro-reportagem “Manaus de Frente para a Floresta”, do jornalista Sérgio Adeodato, enfoca a relação entre a metrópole da Amazônia, a floresta que a cerca e os desafios da região para o futuro
O Impact Hub sediou o lançamento do livro-reportagem “Manaus de Frente para a Floresta”, do jornalista Sérgio Adeodato. A obra traz a visão de 60 personalidades da cidade, anônimas e famosas, sobre a relação entre a metrópole da Amazônia, a floresta que a cerca e os desafios da região para o futuro.
O jornalista produziu textos e reuniu fotos, dados e análises sobre os aspectos econômico, ambiental e social de Manaus, que é a maior capital entre os estados que compreendem a Amazônia, com papel bastante importante nas discussões climáticas e no desenvolvimento sustentável.
O livro é um dos produtos do projeto multimídia ‘Manaus de Frente para Floresta’, que tem apoio da Manauscult, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento do Amazonas (Idesam), Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Impact Hub Manaus e Coca-Cola Brasil.
“Dividimos o livro em quatro capítulos, onde relatamos a relação entre Manaus e a floresta, mostrando como se unem. Nosso objetivo é evidenciar essa relação que existe há anos, reforçando a participação da população nas discussões sobre clima e sustentabilidade”, explica Sérgio Adeodato.
Na obra, o autor ainda apresenta dados como a existência de 30 mil indígenas na capital, a grande maioria em áreas de baixa renda. No total, são 50 aglomerados urbanos sem serviços públicos básicos, com desafios sociais diante da expansão desordenada da cidade. Segundo o MapBiomas, a zona urbana dobrou de tamanho em 35 anos no município, cujo território tem 80% de floresta. Quanto à relação com o verde, o livro revela novas pesquisas indicando que 72,6% dos manauaras acreditam que a Amazônia conservada aumenta a qualidade de vida da população.
A narrativa é entremeada por imagens fotográficas produzidas por André Pessoa e Bruno Kelly, fotojornalista que tem um ensaio fotográfico especial sobre a temática na obra.
Para dar voz aos coletivos urbanos, o projeto ‘Manaus de Frente para a Floresta’ também realizou oficinas para a criação de um podcast com crianças e adolescentes do bairro Monte das Oliveiras, na zona norte de Manaus. O produto, chamado ‘Eu sou do Monte’, contém seis episódios produzidos por 15 crianças e adolescentes do coletivo Soul do Monte, com histórias da periferia e também será lançado nesta terça-feira.
Sobre o autor
Sérgio Adeodato é jornalista especializado em meio ambiente, sustentabilidade e temas socioambientais, e culturais. Com mais de 30 anos de carreira, atuou em veículos de comunicação nacionais, como o Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Globo Ciência, Época e Horizonte Geográfico.
É autor de livros como ‘Amazônia, Floresta Assassinada’, ‘Arte da Reciclagem’ e ‘Retratos Culturais do Arco e Flecha no Amazonas’. Vencedor de prêmios como Ethos de Jornalismo, Prêmio Abrelpe de Reportagem e Prêmio Santander de Jornalismo, entre outros. Atualmente, é jornalista freelancer para o Valor Econômico e Página 22.
Com informações da assessoria e imagens de Bruno Kelly