Responsável pela divulgação da arte e cultura da França ao redor do mundo, a histórica organização francesa comemora 50 anos de sua unidade na capital amazonense e anuncia atrações ao longo do ano
A Aliança Francesa completa 50 anos de atividades em Manaus, nesta quinta-feira, com o anúncio de novidades e ações que serão programadas ao longo de 2022. A Aliança Francesa foi fundada em 1883 em Paris e tem por objetivo difundir a língua e a cultura da França ao redor do mundo. Já a unidade de Manaus foi criada em 1972 e até hoje continua como referência nos segmentos da arte e cultura francesa, além de oferecer cursos de ensino da língua.
Na última semana a presidente do Comitê da Aliança Francesa de Manaus, Claudia Mendonça, recebeu na capital amazonense o diretor cultural da Aliança Francesa Brasil, Richard Quentin, para tratar da programação que será apresentada à população manauara ao longo deste ano e também uma ótima notícia – todas as atrações culturais e artísticas que vierem ao Brasil, a partir de agora, por meio da Aliança Francesa, serão trazidas a Manaus.
A primeira atração trazida a Manaus na última semana foi a dupla Arfi, formada pelos artistas Jérôme Lopez e Xavier Garcia. Eles apresentaram no Largo São Sebastião dois filmes-concertos – o clássico “Metropolis” e “Steambot” – atuando com uma trilha sonora produzida especialmente para acompanhar as apresentações.
Os dois músicos também realizaram oficinas de experimentação sonora para voltada a pessoas que atuam com mixagem sonora e produções artísticas.
Concurso de fotografia
Outra ação anunciada é a realização da 11a. edição do Prix Photo Aliança Francesa, que recebe inscrições de fotógrafos profissionais e amadores até 23 de junho, com o tema “Sonhos”.
O Prix Photo oferece ao primeiro colocado uma viagem para encontros profissionais na França, além de integrar uma exposição coletiva com os três primeiros colocados – estreando na Galeria da Aliança Francesa do Rio de Janeiro e depois seguindo em turnê pelas AFs do Brasil.
A premiação ao segundo lugar será uma residência artística no Rio de Janeiro, enquanto o terceiro colocado receberá uma mentoria profissional à distância.
Inscrições pelo www.pixphotoaf.com.br.