Coluna da semana no site rogeriopina

Coluna da semana no site rogeriopina

A coluna do site rogeriopina reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia

Evento familiar

O guaraná Tuchaua promoverá evento de lançamento para a imprensa das latinhas temáticas do Festival de Parintins, na sexta-feira pela amanhã, na sede da Avenida Torquato Tapajós, em Manaus.

O convite informa regras de rígidas de protocolo, principalmente para as mulheres: será preciso usar calçados fechados e sem salto, camisa de manga, calças sem rasgos e saia ou vestido abaixo do joelho.

Cursos gratuitos

A Escola de Negócios e Seguros (ENS), instituição com mais de 50 anos de experiência em educação continuada, está com vagas abertas para 18 cursos gratuitos – entre eles, Iniciação em Seguros, Lei Geral de Proteção de Dados e Perito Rural – as aulas são on-line.

Para fazer os cursos é preciso ter o ensino médio completo. A inscrição deve ser feita no site da ENS no endereço www.ens.edu.br.

Podcast amazônico

CEO do Grupo Bemol. Denis Minev participou do podcast As Amazonas, que tem à frente as jornalistas Aruana Brianezi, Daniela Assayag e Liége Albuquerque, em Manaus

Congresso florestal

O 9º Congresso Florestal Brasileiro será realizado entre os dias 12 e 15 de julho, em Brasília, com transmissão pela internet.

O evento – de cunho técnico e científico e também político – se propõe a fomentar o debate sobre o uso sustentável e gestão de florestas nativas e plantadas no País, incluindo os seus desdobramentos na indústria, serviços, comércio, economia, ciência & tecnologia, política, manejo, ordenamento e atuação profissional.

Cinema LGBTQIA+

Começa nesta quinta-feira (9) mais uma edição do Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+, evento coordenado por instituições e embaixadas pelo mundo em parceria com Delegação da União Europeia e o Sesc SP, com objetivo divulgar as produções que promovem a pauta LGBTQIA+ por meio do cinema.

Gratuito e totalmente on-line, desta vez o festival apresenta 27 filmes (10 longas e 17 curtas) de 19 países diferentes, e que passaram por uma seleção para serem exibidos.

O acesso pode ser feito pelo site https://sesc.digital/colecao/cinema-lgbtqia.

Salão do mobiliário

Os arquitetos Achilles Fernandes e Renata Scherer, que atuam em Manaus, seguiram para a Itália, onde conferem esta semana o Salão Internacional do Mobiliário de Milão.

Após os dois anos sem o evento presencial, em função da pandemia, esta 60ª edição contará com reforço de feiras paralelas dedicadas a novas tecnologias – que irão destacar a otimização do consumo de água e de energia – para cozinhas e banheiros.

Já a área de exposição S.Project é dedicada a novidades e soluções de design e lançamentos de decoração para interiores.

Ciência sem mistério

Conhecido pelas participações esclarecedoras durante a pandemia, o biólogo Átila Iamarino vai comandar atração que estreia sábado (11) na TV Cultura, em rede nacional.

No programa ‘Hiperconectado’ ele irá enfocar e desvendar os mistérios de temas da ciência, com reforço de entrevistas com profissionais da área e visitas a centros de pesquisa.

A atração, que tem os jovens como público-alvo, conta com uma plateia virtual, que faz perguntas aos convidados.

Oficina de gravura

O artista visual Otoni Mesquita comanda a oficina ‘Experimentando a Gravura’, nesta sexta-feira (10) entre 14h e 17h, no Palacete Provincial, no Centro histórico de Manaus.

Otoni Mesquita irá comandar oficina

A ideia é apresentar técnicas introdutórias de frotagem – que consiste em captar desenhos e texturas de uma superfície ou folhas -, monotipia e impressão de imagens a partir de matrizes de gravuras.

A oficina é destinada a estudantes do segmento das artes e ao público interessado nos temas.

Tesouros históricos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) promoveu um seminário para apresentar um roteiro de turismo religioso na capital amazonense.

A ideia é aproveitar o potencial desse segmento de viagens e incluir Manaus nesse roteiro, oferecendo tours a templos religiosos católicos que guardam histórias e arquiteturas únicas – como a igreja ‘da Matriz’, de Nossa Senhora Aparecida, Igreja dos Remédios e de São Sebastião.

No Cabaré da Stone Ramos

Babú Loureiro e Lídia Mota foram prestigiar o show da banda Stone Ramos no Armazém XV

Eliana canta

A cantora Eliana Printes comemora aniversário nesta quinta-feira fazendo o que mais gosta – cantando para seu público durante show no Teatro Manauara.

E celebra a volta aos palcos após dois anos, por conta da pandemia.

Noites azuladas

O boi bumbá Caprichoso movimenta o final de semana com dois ensaios que irão funcionar como despedida de Manaus antes de a trupe ‘bovina’ azulada tomar o rumo de Parintins para o festival folclórico deste ano.

Sexta-feira no Rio Negro Clube e sábado no Sambódromo.

Dia dos Namorados

Entre os jantares pelo Dia dos Namorados, em Manaus, destaque para aquele que vai rolar no varandão da Casa dos Frades, no Largo São Sebastião, com o pocket show de Eliana Printes; aquele que Fefa Cacheado e o chef Paulo Fortunato promovem na Casa Vileta, no bairro Planalto; e a noitada programada no restaurante Terra & Mar, em Adrianópolis.

Arraial do Cauxi

O cantor Chico César será a atração nacional do Arraial do Cauxi  que acontece em 2 de julho na sede da associação campestre do Inpa.

A programação musical contará, ainda, com as bandas Alaidenegão e Casa de Caba mais Antônio Bahia e a DJ Carol Amaral.

Chico da Silva no Armando

O ícone amazonense Chico da Silva irá comandar uma roda de samba na próxima quarta-feira (15), véspera do feriado, no Bar do Armando, no Centro histórico de Manaus.

É recomendável reservar ingresso e mesa com a dona do pedaço, Ana Claudia Soeiro, pelo celular (92) 99192 2312. Promete.

One Comment

  1. Suelen Ramos

    Olá Rogerio aqui é a “garotinha” do Ida Nelson. Amigo gostaria que VC publicasse uma nota sobre o mês do meio ambiente(junho), com ênfase em criação de abelhas sem ferrão, os Meliponários. Gostaria de colaborar com informações sobre o assunto e divulgação do I Congresso que vai ocorrer em Setembro. Se houver interesse me ligue 981241188. Um abraço. Suelen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*