Academia Brasileira de Letras renova revista centenária

Academia Brasileira de Letras renova revista centenária

Novo formato da ‘Revista Brasileira’ foi apresentada em evento no Rio de Janeiro e traz textos de Márcio Souza, Paulo Coelho, Fernanda Montenegro, Cacá Diegues, Gilberto Gil, entre outros

A ‘Revista Brasileira,’ publicação centenária da Academia Brasileira de Letras, passou por modernização e novo formato e ganhou evento de lançamento na Livraria da Travessa, no Rio.

Sob a direção da escritora, jornalista e acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, a publicação traz a colaboração de grandes nomes da cultura nacional no processo que busca torná-la mais contemporânea. O novo visual gráfico ficou a cargo do designer Felipe Taborda e a primeira edição deverá estar disponível nas livrarias do País na segunda quinzena de junho.

Cada edição, sendo quatro por ano, deverá ter como ponto focal um assunto crítico da realidade brasileira. Na edição de estreia do novo formato, o tema escolhido é a Amazônia, e traz texto e imagens de Sebastião Salgado. Colaboram também nessa cobertura João Moreira Salles, Eduardo Gianetti, Izabella Teixeira, Márcio Souza, Paulo Nunes, Ricardo Piquet e equipe do Museu do Amanhã, do Rio.

A revista pretende, ainda, reforçar tudo aquilo que a Academia Brasileira de Letras oferece para o público. Para isso, traz a seção ABL: Portas Abertas, que nesta primeira edição tem textos de Cacá Diegues, Fernanda Montenegro, Joaquim Falcão, Arno Wehling e José Murilo de Carvalho. 

“Nós enxergamos a ABL como um centro importante de resistência à destruição da cultura. Por isso, queremos trazer para a revista, que é nosso principal canal de comunicação, não só nossos acadêmicos, como nomes importantes da cultura nacional. E ir além, atingindo novos públicos para somarem nesta missão”, diz Rosiska.

A revista traz também as editorias ‘Poesia Cantada’, Ficções, Ciência e Movimentos Culturais. Entre os colaboradores desta nova edição estão também os acadêmicoos da ABL Gilberto Gil e Antonio Cícero, Regina Zappa, Paulo Coelho, Ignácio Loyola Brandão, Paulo Niemeyer, José Miguel Wisnik, Antonio Carlos Zecchin, Nélida Piñon, JJ Camargo, Luiz Alberto Oliveira e José Luiz Alqueres.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*