Concertos comemoram 20 anos da Orquestra de Câmara

Concertos comemoram 20 anos da Orquestra de Câmara

A temporada inicia nesta terça-feira (14), no Teatro Amazonas, e seguirá ao longo do ano com concertos gratuitos, estreias mundiais e maestros convidados

Composta por 11 músicos, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) completa 20 anos em 2022 e, para celebrar a data, irá apresentar uma programação de concertos gratuitos que segue até novembro – com apresentações no Teatro Amazonas e no Teatro da Instalação, em Manaus.

A temporada comemorativa reunirá estreias mundiais, maestros convidados e comprova a atuação versátil da orquestra – que tem como identidade a mistura entre a música clássica e a popular.

A temporada em comemoração inicia nesta terça-feira (14/6), às 20h, com a estreia de “As Estações dos 20 anos de OCA”, no Teatro Amazonas. O concerto inédito apresenta trechos de obras de Antonio Vivaldi, Astor Piazzolla e Max Richter, tem a participação de solistas da própria orquestra e do músico Átila de Paula, no cravo e sintetizadores.

Trilhas ‘crossover’

Segundo o diretor artístico e regente titular da orquestra, Marcelo de Jesus, a principal característica da OCA é não ter preconceito musical. Ele destaca que o grupo é pioneiro na execução de crossover, a junção de dois ou mais gêneros musicais.

A OCA é conhecida pelos variados segmentos musicais em que atua. Nesses 20 anos, a orquestra apresentou desde músicas regionais com o grupo Raízes Caboclas até clássicos do Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles com uma banda de rock. O repertório da OCA se destaca, ainda, pela execução de músicas do século 20 e 21, com ênfase nos compositores minimalistas.

Destaques dos 20 anos

A programação alusiva aos 20 anos da orquestra traz entre os destaques a participação de maestros amazonenses convidados que se dedicam a repertórios diferenciados. À frente da OCA, Átila de Paula investe na música barroca; Bruno Nascimento, na música das Américas; e Hilo Carriel, na novíssima música brasileira.

Em julho, o espetáculo “Nossa Voz” traz Lucilene Castro, Marcia Siqueira e Aline Fagan e, em setembro, acontecerá um tributo à banda Linkin Park eunindo a OCA e a banda Bates.

Maestro Marcelo de Jesus, regente titular da OCA

Segundo o maestro Marcelo de Jesus, o auge da programação será o dia 16 de agosto, com o espetáculo “Noite Transfigurada”, que apresenta duas obras importantes dos compositores Arnold Schönberg e Dmitri Shostakovitch.

Entre as estreias mundiais, está a da obra do compositor Alexandre Guerra, “Contemplação para cordas”, além de parcerias com o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) nos “Festejos de Halloween” e no espetáculo “Solistas da Amazonas Filarmônica”.

Programação em 2022

Confira a programação e datas:

Dia 14/6
“As Estações dos 20 anos da OCA”
20h, no Teatro Amazonas

Dia 25/6
“As Quatro Estações de Vivaldi Op.8”
19h, no Teatro da Instalação

Dias 1º e 2/7
“Nossa Voz”
19h, no Teatro Amazonas

Dia 9/7
“Bachianas”
19h, no Teatro da Instalação

Dia 16/8
“Noite Transfigurada”
20h, no Teatro Amazonas

Dia 19/8
“Noite Transfigurada”
19h, no Teatro da Instalação

Dia 31/8
“Contos de Alexandre Guerra”
20h, no Teatro Amazonas

Dia 13/9
OCA e Banda Bates no Tributo a Linkin Park
20h, no Teatro Amazonas

Dia 24/9
“Novíssima Música Brasileira para cordas”
19h, no Teatro da Instalação

Dia 29/10
Orquestra de Câmara do Amazonas e Corpo de Dança do Amazonas
20h, no Teatro Amazonas

Dia 11/11
Solistas da Amazonas Filarmônica
20h, no Teatro Amazonas

Dia 26/11
Ripper e Mehmari
19h, no Teatro da Instalação

Com informações da assessoria e fotos de Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*