Sustentabilidade corporativa ganha fábrica de startups

Sustentabilidade corporativa ganha fábrica de startups

ESG Ventures é uma ‘fábrica de startups’ que nasceu da parceria entre o grupo FCJ e especialistas do mercado de sustentabilidade para acelerar a agenda ESG; a meta da ‘venture builder’ é acelerar 30 startups em cinco anos

O ecossistema brasileiro de startups acaba de ganhar a primeira venture builder focada no mercado da sustentabilidade corporativa: a ESG Ventures. A iniciativa – uma plataforma global de inovação – selecionará para o seu programa de tração e escala startups que ajudem empresas a superarem os seus desafios, no contexto da construção e implementação de práticas ambientais, sociais e de governança.

A ‘fábrica de startups’ foi viabilizada através de uma parceria entre o grupo FCJ, multinacional referência em venture building, e grandes especialistas do mercado de sustentabilidade: Juliana Rolla, CEO da Eco Business Solutions e especialista no mercado de carbono; Claudio Olimpio, CEO da DaX Digital Assets; Luis Rolla, diretor da Norte Energia; e Marcelo Freitas, secretário adjunto de Clima e Relações Internacionais no Ministério do Meio Ambiente.

O trabalho da venture builder inclui a condução da metodologia exclusiva construída pelo grupo FCJ, o fornecimento de serviços diversos – como marketing e assessoria jurídica -, e o acesso a uma rede que já conta com mais de 700 investidores. Além de diversos benefícios em um pacote robusto de ‘perks’.

Neste primeiro ano de operação, a ESG Ventures tem como meta adicionar ao seu portfólio seis startups que atuem no mercado da sustentabilidade corporativa, e crescer progressivamente chegando a 30 startups em cinco anos.

“Atuaremos com startups em diferentes fases de desenvolvimento: ideação, validação, crescimento e escala. Nosso objetivo, como sócios estratégicos, é colocar a mão na massa juntamente com os fundadores da startup, trabalhando para o fortalecimento do negócio e até chegarmos a uma rodada de investimentos, e fazermos nossa saída da operação”, afirma Gisele Ramos, CEO da venture builder.

Gisele Ramos, CEO da venture builder

Ainda segundo a executiva, “o período de permanência das startups no programa é de 3 a 5 anos e, durante todo esse período, a ESG Ventures trabalha no risco, tendo o seu custo operacional financiado pelos sócios. É no momento do exit que os dividendos são distribuídos entre os sócios e que fazemos o reinvestimento, abrindo a possibilidade de atração de novas soluções para o portfólio da venture builder”.

Investidor anjo ou startups que desejam conhecer melhor essa iniciativa inovadora devem entrar em contato através das redes sociais da ESG Ventures, pelo e-mail gisele.ramos@esgventurebuilder.com ou WhatsApp (31) 988076052.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*