A coluna do site reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Amazonas Green Jazz Festival movimenta a cena cultural de Manaus – Twitter terá seção sobre eleições 2022 – Posse na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia – Livro sobre judeus na Amazônia – LabSonora promove imersão na região amazônica – Mostra de decoração na D’Casa reúne 40 arquitetos e decoradores – Regina Melo lança novo livro
Twitter nas eleições
O Twitter anunciou a criação de uma área dedicada ao conteúdo sobre as eleições 2022 em sua plataforma, com a utilização da ferramenta Moments.
A iniciativa já está disponível e pode ser encontrada na aba explorar, em Eleições 2022. Quem desejar, também poderá receber notificações quando houver um pico nas conversas.
A corrida para os cargos estaduais também será contemplada no Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Posse na Alaca
A cadeira de número 71, da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), será ocupada, em breve, por Michele Lins Aracaty e Silva – ela é professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisadora e escritora, com obras nas áreas do desenvolvimento regional e da biodiversidade amazônica.

A cerimônia de posse na Alaca acontecerá no dia 3 de agosto deste ano, às 19h, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Ajuda bem-vinda
O grupo supermercadista Nova Era repassou à Fundação Sangue Nativo o valor de R$ 147.204,28, arrecadado no primeiro semestre deste ano, de janeiro a junho, através da campanha “Troco Solidário”.
A Sangue Nativo auxilia nas atividades da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
O valor repassado é utilizado nos tratamentos, compra de medicação, realização de exames, entre outras demandas da unidade hospitalar. Além disso, parte do valor também é investido na construção do Hospital do Sangue.
Judeus da Amazônia
O mineiro Felipe Goifman divulga seu livro “Hakitia – Amazônia hebraica”, em que enfoca as raízes judaicas na região amazônica.
A obra integra uma série do documentarista, iniciada pela busca da cultura judaica no Rio e em Pernambuco. Ele também já produziu os filmes “Marranos do sertão” e “Amazônia hebraica: O rio dos Cohen”.
Ricamente ilustrado com fotos, o livro é resultado de várias viagens de Goifman à Amazônia, em que ele registra famílias com suas práticas religiosas, a arquitetura própria da tradição judaica e traça – ainda – um paralelo entre a resistência histórica dos judeus da região e os povos indígenas.

Mais informações sobre o autor e o livro podem ser encontradas no Instagram @felipegoifman.
Para a agenda
A jornalista e escritora Regina Melo irá lançar seu livro “Mais uma vez poesia “no próximo dia 29/7, na Banca do Largo, no Centro histórico de Manaus, a partir das 18h.
Sons da Amazônia
O Labverde continua com inscrições abertas para uma jornada incrível voltada para músicos e artistas visuais da Amazônia.
O novo programa Lab.Sonora é uma residência para a produção cultural sobre as questões socioambientais da Amazônia. Serão 10 dias em reservas ambientais e comunidades no Baixo Rio Negro.

Uma vivência na floresta mediada por uma equipe transdiciplinar de peso, com a participação de xamãs, cientistas e agentes culturais de várias Regiões do Brasil.
Confira a chamada completa em www.labverdeopencall.com.
Ativismo cultural
A Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e a Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) irão agraciar o cantor David Assayag com o Prêmio Arara Cultural e o Diploma da Glória Amazônica nas categorias ‘Música’ e ‘Ativismo Cultural’.
A solenidade ocorrerá no dia 21/7 (quinta-feira), às 12h30 no restaurante Palhoça, em Manaus, com presença dos membros institucionais da ABEPPA e ALCAMA.
Decoração e móveis
Idealizado pela D’Casa Home e Decor, à frente Simone Haddad, o ‘Projeto Substância D’Casa 2022’ será lançado na quinta-feira, para convidados e imprensa, no endereço na Rua Acre, no Vieiralves.
São mais de 1.200 metros quadrados de exposição, reunindo 40 arquitetos e 18 ambientes que estarão disponíveis para visitação do público entre 22 de julho e 22 de agosto, além de parceiros da indústria com móveis exclusivos.
Simone Haddad e o gestor da D’Casa Home e Decor, André Oliveira, estiveram na edição deste ano do Salão Internacional de Milão – evento de design de móveis mais importante do mundo – e já adiantam algumas tendências durante a mostra local.
Simone Haddad, CEO da D’Casa André Oliveira, gestor da D’Casa
Em ‘banho Maria‘
Com um crescente desinteresse do público pela Copa do Mundo de futebol deste ano no Catar – país homofóbico e onde impera a proibição de bebida alcoólica -, a Globo estreou mais uma campanha da estratégia de comunicação para tentar salvar o investimento na cobertura do evento.
Para esta etapa, a emissora decidiu recuperar a emoção de momentos históricos com imagens de nomes como Pelé, Maradona, Cafú, Ronaldinho Gaúcho e Garrincha.
Clube da Madrugada
Médico que também se dedica à Literatura, João Bosco Botelho lança nesta quinta-feira o livro ‘Mulateiro’, publicado pela Editora Valer.
Na obra, ele enfoca o surgimento do movimento cultural Clube da Madrugada – fundado por um um grupo de jovens de Manaus, na década de 1950, que se reunia embaixo de um Mulateiro – árvore símbolo do movimento.

O livro será lançado nesta quinta-feira, às 18h, no Museu da Cidade de Manaus, localizado no Centro histórico de Manaus.
Festival de jazz
O Amazonas Green Jazz Festival movimenta o Teatro Amazonas com uma variada programação a partir desta sexta-feira no Teatro Amazonas – a edição marca a comemoração de 10 anos do evento, reunindo a nata da música instrumental brasileira com a elite do jazz mundial.
No line-up destacam-se músicos que nunca se apresentaram no Brasil, como o trompetista norte-americano Keyon Harrold, Ed Sarath, Randy Brecker, Jeff “Tain” Watts e John Fedchock NY Sextet, dos Estados Unidos; e Marcelo Coelho, Trio Corrente, Bruno Mangueira, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, do Brasil, entre outros.
Karine Aguiar Leila Pinheiro
A cantora e tecladista brasileira Leila Pinheiro e a amazonense Karine Aguiar representam o segmento feminino, em shows programados ao longo deste final de semana e da próxima semana.
Jazz no shopping
Nesta quinta-feira, entre 19h30 e 22h, o Trio Flow agitará o público com releituras de clássicos do jazz e do pop no restaurante Expresso 73, localizado no Manauara Shopping.
A atração faz parte do projeto “Aqui Tem Jazz”, que é um circuito gastronômico promovido pelo Amazonas Green Jazz Festival, com bares e restaurantes da cidade oferecendo pratos temáticos e ainda pocket shows. A proposta é ‘aquecer’ o público para o festival.
Ingressos e programação no site www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.