Coluna do site rogeriopina reúne notas e fotos

Coluna do site rogeriopina reúne notas e fotos

A coluna do site reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Amazonas Green Jazz Festival movimenta a cena cultural de Manaus – Twitter terá seção sobre eleições 2022 – Posse na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia – Livro sobre judeus na Amazônia – LabSonora promove imersão na região amazônica – Mostra de decoração na D’Casa reúne 40 arquitetos e decoradores – Regina Melo lança novo livro

Twitter nas eleições

O Twitter anunciou a criação de uma área dedicada ao conteúdo sobre as eleições 2022 em sua plataforma, com a utilização da ferramenta Moments.

A iniciativa já está disponível e pode ser encontrada na aba explorar, em Eleições 2022. Quem desejar, também poderá receber notificações quando houver um pico nas conversas.

A corrida para os cargos estaduais também será contemplada no Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Posse na Alaca

A cadeira de número 71, da Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca), será ocupada, em breve, por Michele Lins Aracaty e Silva – ela é professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pesquisadora e escritora, com obras nas áreas do desenvolvimento regional e da biodiversidade amazônica.

A cerimônia de posse na Alaca acontecerá no dia 3 de agosto deste ano, às 19h, na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Ajuda bem-vinda

O grupo supermercadista Nova Era repassou à Fundação Sangue Nativo o valor de R$ 147.204,28, arrecadado no primeiro semestre deste ano, de janeiro a junho, através da campanha “Troco Solidário”.

A Sangue Nativo auxilia nas atividades da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

O valor repassado é utilizado nos tratamentos, compra de medicação, realização de exames, entre outras demandas da unidade hospitalar. Além disso, parte do valor também é investido na construção do Hospital do Sangue.

Judeus da Amazônia

O mineiro Felipe Goifman divulga seu livro “Hakitia – Amazônia hebraica”, em que enfoca as raízes judaicas na região amazônica.

A obra integra uma série do documentarista, iniciada pela busca da cultura judaica no Rio e em Pernambuco. Ele também já produziu os filmes “Marranos do sertão” e “Amazônia hebraica: O rio dos Cohen”.

Ricamente ilustrado com fotos, o livro é resultado de várias viagens de Goifman à Amazônia, em que ele registra famílias com suas práticas religiosas, a arquitetura própria da tradição judaica e traça – ainda – um paralelo entre a resistência histórica dos judeus da região e os povos indígenas.

Felipe Goifman

Mais informações sobre o autor e o livro podem ser encontradas no Instagram @felipegoifman.

Para a agenda

A jornalista e escritora Regina Melo irá lançar seu livro “Mais uma vez poesia “no próximo dia 29/7, na Banca do Largo, no Centro histórico de Manaus, a partir das 18h.

Sons da Amazônia

O Labverde continua com inscrições abertas para uma jornada incrível voltada para músicos e artistas visuais da Amazônia.

O novo programa Lab.Sonora é uma residência para a produção cultural sobre as questões socioambientais da Amazônia. Serão 10 dias em reservas ambientais e comunidades no Baixo Rio Negro.

Uma vivência na floresta mediada por uma equipe transdiciplinar de peso, com a participação de xamãs, cientistas e agentes culturais de várias Regiões do Brasil.

Confira a chamada completa em www.labverdeopencall.com.

Ativismo cultural

A Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (ABEPPA) e a Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia (ALCAMA) irão agraciar o cantor David Assayag com o Prêmio Arara Cultural e o Diploma da Glória Amazônica nas categorias ‘Música’ e ‘Ativismo Cultural’.

A solenidade ocorrerá no dia 21/7 (quinta-feira), às 12h30 no restaurante Palhoça, em Manaus, com presença dos membros institucionais da ABEPPA e ALCAMA.

Decoração e móveis

Idealizado pela D’Casa Home e Decor, à frente Simone Haddad, o ‘Projeto Substância D’Casa 2022’ será lançado na quinta-feira, para convidados e imprensa, no endereço na Rua Acre, no Vieiralves.

São mais de 1.200 metros quadrados de exposição, reunindo 40 arquitetos e 18 ambientes que estarão disponíveis para visitação do público entre 22 de julho e 22 de agosto, além de parceiros da indústria com móveis exclusivos.

Simone Haddad e o gestor da D’Casa Home e Decor, André Oliveira, estiveram na edição deste ano do Salão Internacional de Milão – evento de design de móveis mais importante do mundo – e já adiantam algumas tendências durante a mostra local.

Em ‘banho Maria

Com um crescente desinteresse do público pela Copa do Mundo de futebol deste ano no Catar – país homofóbico e onde impera a proibição de bebida alcoólica -, a Globo estreou mais uma campanha da estratégia de comunicação para tentar salvar o investimento na cobertura do evento.

Para esta etapa, a emissora decidiu recuperar a emoção de momentos históricos com imagens de nomes como Pelé, Maradona, Cafú, Ronaldinho Gaúcho e Garrincha.

Clube da Madrugada

Médico que também se dedica à Literatura, João Bosco Botelho lança nesta quinta-feira o livro ‘Mulateiro’, publicado pela Editora Valer.

Na obra, ele enfoca o surgimento do movimento cultural Clube da Madrugada – fundado por um um grupo de jovens de Manaus, na década de 1950, que se reunia embaixo de um Mulateiro – árvore símbolo do movimento.

João Bosco Botelho

O livro será lançado nesta quinta-feira, às 18h, no Museu da Cidade de Manaus, localizado no Centro histórico de Manaus.

Festival de jazz

O Amazonas Green Jazz Festival movimenta o Teatro Amazonas com uma variada programação a partir desta sexta-feira no Teatro Amazonas – a edição marca a comemoração de 10 anos do evento, reunindo a nata da música instrumental brasileira com a elite do jazz mundial.

No line-up destacam-se músicos que nunca se apresentaram no Brasil, como o trompetista norte-americano Keyon Harrold, Ed Sarath, Randy Brecker, Jeff “Tain” Watts e John Fedchock NY Sextet, dos Estados Unidos; e Marcelo Coelho, Trio Corrente, Bruno Mangueira, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, do Brasil, entre outros.

A cantora e tecladista brasileira Leila Pinheiro e a amazonense Karine Aguiar representam o segmento feminino, em shows programados ao longo deste final de semana e da próxima semana.

Jazz no shopping

Nesta quinta-feira, entre 19h30 e 22h, o Trio Flow agitará o público com releituras de clássicos do jazz e do pop no restaurante Expresso 73, localizado no Manauara Shopping.

A atração faz parte do projeto “Aqui Tem Jazz”, que é um circuito gastronômico promovido pelo Amazonas Green Jazz Festival, com bares e restaurantes da cidade oferecendo pratos temáticos e ainda pocket shows. A proposta é ‘aquecer’ o público para o festival.

Ingressos e programação no site www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*