Projeto pretende distribuir pianos pela Amazônia

Projeto pretende distribuir pianos pela Amazônia

A pianista Carla Ruaro retoma seu projeto de transformação social ‘Raízes’, agora com a proposta de ‘distribuir’ pianos por comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia

Um belo projeto que tem a Amazônia como pano de fundo volta à tona neste mês de julho, tendo à frente uma musicista idealista que é também apaixonada pela região.

Raízes – Um piano na Amazônia’ é o título do projeto desenvolvido pela pianista Carla Ruaro, e executado em 2017, junto a comunidades ribeirinhas no interior do Pará. Contando apenas com a cara e coragem e o trabalho voluntário de muitos profissionais, ela colocou um piano comprado em Belém dentro de um barco regional e desbravou a região no entorno de Santarém, apresentando oficinas musicais durante o dia – como forma de promover transformação social – e pequenos ‘concertos’ à noite, com o público sentado na beira da praia.

Junto com o piano, Carla “colocou a Amazônia”, como gosta de dizer, em alusão à mistura de sonoridades da floresta – do canto dos pássaros ao som das águas e de instrumentos indígenas -, reunindo ainda releituras de obras de compositores amazônidas, e que foram apresentadas nas localidades visitadas.

Ao final da expedição, o piano foi doado para uma pequena orquestra baseada em Santarém, que é um projeto de educação musical sem fins lucrativos mantido pela prefeitura da cidade. Toda aventura rendeu um documentário e um CD, que foram lançados no final de 2018. O filme foi exibido e premiado em festivais na Europa.

Morando atualmente em Londres, a pianista brasileira retoma agora o projeto após receber a doação de 20 pianos na capital inglesa – e pretende ‘distribuí-los’ por comunidades ribeirinhas.

A ideia é chegar a aldeias ainda mais remotas em um percurso expandido, de Belém a Manaus, num total de 1.660 quilômetros. Para isso, Carla lançou uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse – para, principalmente, trazer os pianos de navio, da Inglaterra – e pretende executar a nova empreitada pela Amazônia em janeiro de 2023.

A cobertura desta nova edição do projeto será feita em parceria com a produtora Dirty Robber, com sede em Los Angeles e vencedora do Oscar em 2021 com o filme “Two Distant Stranger”.

Mais informações sobre o projeto pode ser encontradas no site da pianista no endereço www.carlaruaro.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*