Coluna do site rogeriopina com notas e fotos variadas

Coluna do site rogeriopina com notas e fotos variadas

A coluna do site rogeriopina reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Teclado indígena – Arqueologia na Amazônia – Raí Campos na Bienal Internacional do Grafite – Casarão de Ideias no ranking digital de Manaus – Grupo Atem renova patrocínio ao piloto Adão Lemos – Manaus celebra o centenário da Semana de 1922 – Jornalista Michelangelo Botto lança livro – Curso sobre performance no Instagram

Teclado indígena

A Banca do Largo, ao lado do Teatro Amazonas, irá sediar o lançamento do Linklado – um teclado virtual para línguas indígenas amazônicas, sobretudo para aquelas da região do Alto Rio Negro.

Com os caracteres e diacríticos – sinais gráficos – necessários para a escrita dessas línguas, o Linklado permite que todos possam se comunicar da maneira mais fácil possível, incentivando a comunicação em línguas nativas e permitindo que a transmissão do conhecimento seja feita da forma mais fácil e rápida.

O evento está marcado para esta quinta-feira, a partir das 18h.

Arqueologia na Amazônia

No dia 23 de setembro a mesma Banca do Largo irá promover lançamento com o arqueólogo Eduardo Góes Neves e seu livro sobre arqueologia na Amazônia – “Sob os tempos do equinócio – Oito mil anos de história na Amazônia Central”.

Eduardo Neves é a maior autoridade no assunto.

Mamógrafo digital

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) inaugurou esta semana o primeiro mamógrafo digital do Estado, com tecnologia para deixar o procedimento mais rápido e eficiente, evitando a internação do paciente, além de minimamente invasivo.

O equipamento custou cerca de R$ 1,5 milhão, por meio de emenda do deputado federal Zé Ricardo (PT/AM), na Lei Orçamentária Federal (LOA) de 2021. E somente nos primeiros dias de utilização já retirou 25 pacientes da fila de espera.

Resistência brasileira

O Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas promovem hoje, no campus da Ufam, a leitura da ‘Carta “as brasileiras e aos brasileiras em defesa do Estado Democrático de Direito’ – devidamente ‘atualizada’ para os novos tempos.

A iniciativa acompanha a ação que será repetida em universidades públicas por todo o Brasil, ao longo do dia.

Ás do grafite

Um dos expoentes da arte de rua no Amazonas, Raí Campos participou da Bienal Internacional do Graffiti, em São Paulo, na última semana.

O artista do grafite Raí Campos

Ele levou para o evento, em São Paulo, levei para o evento a representação de um indígena kumu do Alto Rio Negro, grafitado sobre esteira trançada pela artesã Denise, da Comunidade Cartucho, de Santa Isabel do Rio Negro – a partir de fotografia da esteira de Paulo Desana.

Performance digital

O trabalho de divulgação da cultura da Amazônia no Instagram rendeu ao Casarão de Ideias um lugar de destaque na pesquisa promovida pela agência iM, sobre performance digital entre os produtores de conteúdo em Manaus.

O espaço cultural do Centro histórico de Manaus conquistou a 11ª colocação nos números acesso à sua página medidos entre janeiro e julho de 2022.

O mesmo levantamento incluiu o site rogeriopina entre os 100 mais acessados no Instagram, a partir de produtores de conteúdo sediados em Manaus.

Capacitação e trabalho

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas, Érico Desterro e Silva, palestrou quarta-feira em evento promovido pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional, da Prefeitura de Manaus, no Casarão de Inovação Cassina

Homenagem a estudantes

A Assembleia Legislativa do Amazonas promoverá nesta quinta-feira, às 14h, sessão especial em homenagem ao Dia do Estudante e ainda pelos 80 anos da União dos Estudantes do Amazonas (UEA) e pelos 70 anos da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESA).

Rally dos Sertões

A distribuidora de combustíveis Atem renovou, pelo terceiro ano consecutivo, o patrocínio com o piloto Adão Lemos – que irá representar o Amazonas em mais um Rally dos Sertões, no segmento de motocicletas.

Piloto Adão Lemos representará o Estado do Amazonas no Rally dos Sertões em 2022

O Rally dos Sertões comemora este ano três décadas, e será realizado entre Foz do Iguaçu (PR) e Salinópolis (PA), passando pela Mata Atlântica, Pantanal, Cerrado, Caatinga e Amazônia, totalizando mais de 7.000 Km.

Coleção design

Márcio Sobiesiak, Murillo e Esther Schattan promovem no dia 16 de agosto o lançamento da coleção ‘Square Round’ da Ornare no endereço da torre corporativa do Soberane Live + Work, no Alto de Adrianópolis.

Centenário de 22

Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 reuniu durante evento em Manaus grupo formado por Lucinha Cabral, Cacá Bonates, Dori Carvalho, Márcio Souza, Luciane Páscoa, Leyla Leong, Aldísio Filgueiras e Tenório Telles

Novo integrante

O Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe anunciou que a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia acaba de integrar-se à rede de membros aeroportuários.

A nova afiliada opera sete aeroportos na região amazônica – nas cidades de Manaus, Tefé e Tabatinga, no Amazonas; Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre; Porto Velho, em Rondônia; e Boa Vista, em Roraima.

Temporada na Amazônia

O músico Hugo Pinheiro fez as honras da casa levando os colegas Andrew Putnam e Jason Hausback, em temporada em Manaus, para conferir as delícias da cozinha amazônica em um regional local

Trajetória na Amazônia

O jornalista Michelangelo Botto marcou para 15 de agosto o lançamento de seu livro “A saga de uma criança que virou jornalista no Acre”, reunindo sua trajetória de trabalho na Amazônia – incluindo uma temporada em Manaus, onde cobriu grandes momentos da história recente.

Botto atuou em veículos de comunicação no Acre e no Amazonas

Já é possível encontrar a primeira edição da obra na internet, acessando o site da editora Viseu.

Instagram descomplicado

Relações públicas e especialista em marketing,  Carla Jorge estará em Manaus nos dias 19 e 20 de agosto ministrando o curso “Descomplicando o Instagram”, na Faculdade Santa Teresa, no Vieiralves.

O curso é voltado a empresários, empreendedores, influenciadores e estudantes da área de comunicação, em Manaus.

Tarde de festa

Emmanuele Shophie, nascida Teodoro, e Leandro Caxias promoveram festa para comemorar o primeiro aniversário do pequeno Gael, na temporada.

A tarde animada reuniu familiares e amigas, como mostram as fotos clicadas por Ana Claudia Jatahy.

Leandro e Emanuelle Caxias
Daniela Assayag com Lilian Lima Caxias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*