Gilberto Gil ganha retrospectiva no Google Arts & Culture

Gilberto Gil ganha retrospectiva no Google Arts & Culture

Uma parceria entre o Google Arts & Culture e o Instituto Gilberto Gil lançou na internet ‘O Ritmo de Gil’, enfocando a trajetória do cantor baiano que completa 80 anos e traz músicas inéditas

Em comemoração aos 80 anos de Gilberto Gil, celebrados em 2022, uma parceria entre o Google Arts & Culture e o Instituto Gilberto Gil lançou ‘O Ritmo de Gil’, um museu virtual que registra a vida e a obra do cantor e compositor baiano.

São mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções e 900 vídeos que foram digitalizadas e mostram momentos especiais da infância até a posse de Gil como imortal pela Academia Brasileira de Letras em 2022. Segundo o Google, essa é a maior retrospectiva online dedicada a um artista vivo, e a primeira de um artista brasileiro na plataforma global.

A coleta do material começou em 2018, está disponível em inglês, português e espanhol e pode ser explorada a partir de três divisões: a música, o homem e a influência internacional.

O acervo traz também um álbum inédito, nunca lançado por Gil. Gravado em Nova York, em 1982. O material foi encontrado durante o processo de curadoria do artista e conta com gravações inéditas do artista, como a música “You Need Love”.

“Fico muito feliz que, com essa coleção do Google Arts & Culture, pessoas do mundo todo, especialmente os mais jovens, podem ter acesso universal a um conteúdo tão vasto sobre toda minha trajetória”, afirmou Gilberto Gil.

Todo esse acervo sobre Gilberto Gil pode ser acessado no Google Arts & Culture, uma seção cultural preciosa que enfoca, ainda, outros segmentos da arte e cultura brasileira.

Confira todo o material navegando por meio do endereço na internet https://artsandculture.google.com/project/gilberto-gil ou acessando diretamente o link https://artsandculture.google.com/project/gilberto-gil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*