Mostra Amazônia lança filmes inéditos no Brasil

Mostra Amazônia lança filmes inéditos no Brasil

Por conta do Dia da Amazônia (5/9) o Cinesesc em São Paulo promove a Mostra Amazônia com filmes exibidos em festivais internacionais e que abordam fatos históricos e o atual cenário de combate à devastação da região amazônica; o destaque será o novo documentário do amazonense Aurélio Michiles

O Cinesesc em São Paulo promove esta semana uma mostra com filmes inéditos que enfocam a diversidade da região amazônica, que já foram exibidos em festivais internacionais, com destaque para o lançamento no País do novo documentário do amazonense Aurélio Michiles – “Segredos Putumayo”.

Aurélio Michiles durante as filmagens na Amazônia

A mostra inicia no dia 1º de setembro com a exibição para convidados de “Segredos do Putumayo” dirigido por Aurélio Michiles e com o ator irlandês Stephen Rea na narração. O filme recebeu elogios de Fernando Meirelles e do João Moreira Salles, além de ter passado por festivais internacionais.

Stephen Rea, que virá ao Brasil esta semana, faz um convite para a Mostra Amazônia de Cinema e fala da importância do filme de Aurélio Michiles.

Sobre o filme

Em 1910, Roger Casement (considerado o pai dos direitos indígenas), cônsul britânico no Rio de Janeiro, empreendeu uma investigação sobre as denúncias de crimes contra comunidades indígenas cometidos pela empresa britânica Peruvian Amazon Company.

Baseado em seu diário produzido à época, o documentário traça a imagem da angustiante descoberta por Casement de um sistema industrial-extrativo respaldado por assassinatos e trabalho escravo no meio da selva amazônica.

No dia 5/9 acontecerá a exibição para de “O Território“, que tem produção executiva da Txai Suruí e Gabriel Uchida. A direção é de Alex Pritz. O filme ganhou dois prêmios no Festival de Sundance este ano e é coproduzido por indígenas.

“O Território” fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável dos povos indígenas Uru-Eu-Wau-Wau da Amazônia contra o desmatamento invasor trazido por agricultores e colonos ilegais.

Parcialmente filmado pelo povo Uru-Eu-Wau-Wau, o filme se baseia em imagens reais capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca suas vidas para montar sua própria equipe de mídia na esperança de expor a verdade.

E no dia 15/9 acontecerá o lançamento do novo filme Jorge Bodanzky, “Amazônia, a nova Minamata?”, com exibição exclusiva para convidados e jornalistas, seguida de bate-papo.

O filme fala acompanha médicos e pesquisadores que investigam a contaminação de mercúrio nos dias de hoje na Amazônia e resgata a história da tragédia de Minamata no Japão, enquanto desvenda o real tamanho dessa ameaça para a floresta e seus habitantes.

Com informações e fotos e vídeos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*