Labsonora anuncia  selecionados para imersão artística

Labsonora anuncia selecionados para imersão artística

Projeto que propõe residência na Floresta Amazônica voltado para artistas da Amazônia Legal realiza imersão pelo Rio Negro, até 1º de outubro, em parceria com o Festival Se Rasgum (PA)

Um grupo singular composto de 10 artistas da música está pronto para uma verdadeira imersão em residência artística pelo maior bioma natural da Terra – a Amazônia. Promovido pela LabVerde, em parceria com o Festival Se Rasgum, o Labsonora anuncia os escolhidos entre mais de 100 inscritos das mais diversas regiões da Amazônia Legal.

A imersão acontece a partir desta quinta-feira (22) e segue até 1º de outubro, com projeto patrocinado pela Natura Musical e pela Oi, via Lei Semear de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará.

Os selecionados são Marlon Wirawasu, multiartista de São Gabriel da Cachoeira (AM), apaixonado pela estranheza dos sons; Cida Aripória, mulher de raízes indígenas do povo Kokama, pioneira a cantar rap no Amazonas; Netinho Eware, cantor e compositor da etnia Ticuna, de Tabatinga (AM); Elton Panamby, artista que atua em múltiplas linguagens dedicando-se à pesquisa e criação poética e experiências rituais (AM); Bruna BG, rapper, musicista e compositora paraense (PA); Alziney Curumiz, artista visual de Parintins (AM); Tani, cantora, compositora e ativista criada no Amapá (AP); Reiner, artista do Pará que mistura trip hop à musicalidade negra brasileira; Layse, cantora, compositora, instrumentista e diretora musical que busca inspiração do bolero à guitarrada do Pará; e M4fel, trans não retificada, manauara de múltiplas linguagens artísticas.

Ação coletiva

Com a proposta de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre natureza, arte e cultura, a residência Labsonora tem foco na criação artística com debates construtivos com um time de especialistas, que inclui pesquisadores do Instituto de Pesquisas da Amazônia, que instigam a interpretação do ecossistema amazônico, procurando apontar o papel da arte na conscientização socioambiental.

A residência também inclui uma série de discussões, workshops, palestras e apresentações artísticas para aprofundar seu conhecimento sobre a diversidade sociobiológica da Amazônia. Os participantes terão um mês para entregar um trabalho finalizado sobre as questões discutidas durante a residência – o resultado será disponibilizado tanto nas redes do LabVerde como da Se Rasgum Produções.

O projeto terá ainda como convidados o residente francês do projeto, Benoît Crauste, músico, saxofonista e produtor sediado em Paris. Na Amazônia, ele irá propor a criação de pontes entre o jazz, a música afro e a escuta da natureza profunda. De Manaus, o convidado é Gandhi Tabosa, pesquisador e professor de danças urbanas e arte contemporânea, que fundou e dirige o Gandhicats Project.

Jurados da seleção

A curadoria teve como jurados Carol Amaral, produtora cultural, advogada e ativista do movimento negro, radicada em Manaus; Chico Dub, diretor artístico residente do Oi Futuro, diretor geral e curador do Festival Novas Frequências (RJ); Djuena Tikuna, cantora e primeira jornalista indígena Tikuna formada no Amazonas, hoje residente no Maranhão; Lílian Fraiji, curadora e produtora cultural de Manaus, sócia-fundadora e diretora geral do LabVerde; e Paula Medeiros, gestora cultural paraense, co-fundadora do Festival Baiacool Jazz Festival e produtora da Se Rasgum Produções.

Projeto inovador

O Labsonora tem patrocínio master da Natura Musical e da Oi, apoio cultural do Oi Futuro e LabSônica através da lei Semear de incentivo à cultura via Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará, apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Embaixada da França no Brasil.

A residência LabSonora é o início de uma série de ações culturais, fruto da parceria entre o Labverde e a Se Rasgum Produções, que engloba orientações artísticas online e a realização de um festival em Manaus, nos dias 16 e 17 de dezembro de 2022.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*