Cinema movido a energia solar em Manaus

Cinema movido a energia solar em Manaus

Com patrocínio da 3M, cinema itinerante movido a energia solar circula por Manaus a partir desta quinta-feira com atividades culturais e sessões gratuitas em várias regiões da cidade

A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolarzinho, que chega pela primeira vez ao Amazonas, com atividades culturais para a população de Manaus. Durante uma semana – de 6 a 13 de outubro – serão exibidos, em várias regiões da cidade, curtas-metragens brasileiros e o documentário “Não Pareço Cientista”, produzido pela 3M a fim de encorajar as futuras gerações a ingressar na Ciência.

Além disso, crianças e jovens da Escola Estadual Samuel Benchimol, da Casa Mamãe Margarida e da ADCAM – Escola do Futuro participam de uma oficina com temática socioambiental e produzem curtas que serão exibidos nas sessões, que têm acesso gratuito e distribuição de pipoca.

Em todas as atividades e no cinema, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

O projeto tem patrocínio da 3M e apoio da Casa Mamãe Margarida, Paróquia São José Operário Leste Manaus-AM, Espaço Infante Cultural e da Unesco Brasil.

O CineSolar – que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil – é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto (Foto: Divaldo Moreira/CineSolar)

“O desenvolvimento sustentável e o apoio entusiasmado à cultura fazem parte da atuação responsável da 3M no Brasil há décadas. Patrocinamos esta etapa do projeto Cinesolarzinho por tocar nas duas teclas, democratizando o acesso ao cinema para as comunidades de Manaus com a força da energia renovável”, conta Luiz Serafim, head de Marca da 3M.

O documentário

“Não Pareço Cientista”, lançado pela 3M, aborda estereótipos negativos e a necessidade de maior diversidade, equidade e inclusão nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

O documentário conta a história de quatro mulheres cientistas que desafiaram padrões e enfrentaram a discriminação para se destacar em campos de ciência.

A ideia é transmitir uma mensagem de esperança e inspiração para as gerações futuras se tornarem cientistas e embaixadoras no tema.

Oficinema Solar

Além das sessões de cinema, o CineSolarzinho realiza diversas oficinas que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, e difundem práticas sustentáveis para o dia a dia, desde a separação dos lixos à reutilização de materiais recicláveis. Em Manaus, o projeto contempla três encontros da Oficinema Solar (presencial e on-line), que utiliza a linguagem audiovisual, jogos cooperativos e a educação ambiental, com crianças e jovens estudantes da Escola Estadual Samuel Benchimol, Casa Mamãe Margarida e ADCAM – Escola do Futuro.

Programação

Data: quinta-feira (6/10)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens

                  19h – Filme: ‘Não Pareço Cientista’

Local: Casa Mamãe Margarida – Rua Penetração II, 249 – São José Operário – Zona Leste

Data: sexta-feira (7/10)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens

                  19h – Filme: ‘Não Pareço Cientista’

Local: Escola Estadual Samuel Benchimol – Rua Secundária Oito, s/n – Nova Cidade – Zona Norte

Data: sábado (8/10)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens

                  19h – Filme: ‘Não Pareço Cientista’

Local: Comunidade Maria Auxiliadora – Rua Rio Dimiti, 27 – São José Operário 3- Zona Leste

Data: segunda-feira (10/10)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens

                  19h – Filme: ‘Não Pareço Cientista’

Local: Escola Municipal Honorina Vasconcelos – Rua 7, s/n – São José 2 – Zona Leste

Data: terça-feira (11/10)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens

                  19h – Filme: ‘Não Pareço Cientista’

Local: ADCAM – Escola do Futuro – Rua Leonora Armstrong 9 – São José IV – Zona Leste

Data: quarta-feira (12/10)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens

                  19h – Filme: ‘Não Pareço Cientista’

Local: Igreja Nossa Senhora do Carmo – Rua Chade, esquina com Rua Biblos, s/n – Nova Cidade – Zona Norte

Data: quinta-feira (13/10)

Horários: 18h – Sessão de curtas-metragens

                  19h – Filme: ‘Não Pareço Cientista’

Local: Espaço Infante Cultural – Rua Edward Costa, 100 – Zona Centro-Sul

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*