A pesquisadora da alimentação indígena Denise Rohnelt de Araújo irá enfocar as delícias e o exotismo da culinária da Amazônia em congresso na Espanha, com foco na utilização dos tucupis amarelo e negro
A terceira edição do congresso de gastronomia científica ‘Science & Cooking World Congress’ acontece a partir da próxima segunda-feira na Universidade de Barcelona, na Espanha, com o tema “Ingredientes, tradição e inovação”. O Brasil será representado pela chef de cozinha e pesquisadora da alimentação indígena Denise Rohnelt de Araújo, que atualmente vive em Boa Vista (RR) mas passou a maior parte da vida em Manaus e também é a curadora do FIGA – Festival Internacional de Gastronomia da Amazônia, realizado na capital amazonense. A outra brasileira convidada é a confeiteira Joyce Galvão, de São Paulo, autora do livro ” A Química dos Bolos”.
O evento tem o objetivo de consolidar o aspecto acadêmico, gastronômico e social sob o discurso da sustentabilidade e da saúde. Serão 139 participantes de 23 delegações das Américas do Sul e Norte, Europa, África e Ásia.
O congresso será realizado na sede do prédio histórico da Universidade de Barcelona (UB), desta vez de forma presencial, após a pandemia, mas também com apresentações da Aula Magna e outras atividades que serão transmitidas em streaming para pessoas que não poderão estar em Barcelona.
As atividades propostas para esta nova edição convidam a refletir sobre o presente e o futuro da culinária, moldando o discurso através de um ‘Manifesto de Gastronomia Científica’ que terá como eixos a formação, sustentabilidade e saúde.
Em um contexto atual em que a gastronomia evolui para um setor mais sustentável e profissional que se adapte às demandas da população e às novas realidades, o Science & Cooking World Congress Barcelona se torna o evento-chave para a pesquisa e desenvolvimento de práticas e soluções que respondam aos grandes desafios do setor.
O congresso vai girar em torno da gastronomia científica e seu potencial através de workshops, demonstrações e conferências com a participação de profissionais do setor alimentício, cientistas e chefs de renome mundial como Joan Roca, Harold McGee, Bernard Lahousse, Axel Bidon-Chanal, Florence Egal, Mariana Koppamn, Pia Soresen, Luciana Bianchi e Davide Cassi, com apoio de Ferrán Adrià, presidente do Comitê Gastronômico-Científico.
Amazônia em foco
E da Amazônia estará presente a jornalista e pesquisadora da cultura alimentar indígena e amazônica Denise Rohnelt Araújo, que vai palestrar sobre a mandioca – da tradição indígena à inovação. Como são muitos os subprodutos deste tubérculo, irá discorrer sobre os tucupis amarelo e negro.
Denise também irá participar de duas mesas redondas, uma como representante da Delegação da Amazônia e outra sobre “Sustentabilidade e Humanidade nas Cozinhas do Mundo”. Alguns produtos como tucupi negro da comunidade indígena e amarelo da empresa Manioca serão levados para degustação dirigida ao grupo de participantes.
Sobre o evento
O Congresso Mundial de Ciência e Cozinha é um evento internacional realizado em Barcelona e tem como objetivo explorar o enorme potencial da Gastronomia Científica para gerar um novo paradigma que contribua para a resolução dos grandes desafios sociais.
O congresso é presidido por Pere Castells e organizado pelo Science and Cooking World Congress e pelas colaborações institucionais das Universidades de Barcelona e Parma, da Generalitat de Catalunya, do Parc a Taula, do Conselho da Cidade e da colaboração especial de Ciência e Culinária de Harvard, e é apoiado por Ferrán Adrià, presidente do Comitê Gastronômico-Científico.
Com informações e fotos da assessoria do congresso