16,setembro 2024

Web Summit realizado com sucesso em Lisboa

Evento reuniu mais de 70 mil pessoas em Lisboa para debater inovação e tecnologia em meio ao novo cenário mundial

Um dos maiores eventos sobre inovação e tecnologia do planeta, a edição deste ano do Web Summit movimentou a capital portuguesa na última semana, divulgando novidades, tendências, ferramentas, soluções para negócios e participação de nomes do momento nessa seara tecnológica.

O evento foi distribuído em cinco pavilhões com vários palcos pequenos separados por temas e um palco central, com uma programação que incluiu mais de mil palestrantes, startups, exposição de marcas, lounges de investidores e estandes de países, entre outros, e, claro, muitas novidades tecnológicas.

A cerimônia de abertura do Web Summit foi marcada por dois assuntos principais: o fomento de startups em Portugal – em especial em Lisboa – e a Guerra na Ucrânia, que assola a Europa desde fevereiro, quando o país foi invadido pela Rússia. No evento que marcou o início do festival, a primeira dama da Ucrânia, Olena Zelenska, foi convidada especial, anunciada de surpresa horas antes da conferência começar. E emocionou a todos, enfocando as atrocidades por que passa o povo ucraniano.

Profissionais high tech da Ucrânia também mostraram como o país está usando a tecnologia a seu favor para brecar a invasão russa.

Já na seara da inovação e tecnologia, focos do evento, contou com mais de 2.000 startups – que se fizeram presentes com seus aplicativos, novidades e ferramentas. Estavam divididas em três categorias: Alpha, Beta e Growth, cada definida com seu estágio de maturidade como negócio.

Mas nem só de talentos da Geração Z e fundadores de companhias de inovação foi feito o evento; com reflexões profundas sobre como encarar os desafios da atualidade, executivos de empresas como a AirBus e a L’Oréal deram lições de como passar por crises como a pandemia causada pela Covid-19 – a primeira integrante de uma das indústrias mais afetadas e, a segunda, sobre como transformar um ‘dinossauro’ em um ‘unicórnio’, usando a herança de mais de 100 anos de informações de beleza para transformar o futuro da companhia.

Outro tema que despertou o interesse da audiência foi o das mudanças climáticas – com filas para assistir palestras ligadas ao assunto, e todas as soluções e ferramentas relacionadas a isso. Além, é claro, da utilização da Inteligência artificial (AI).

Além de anunciar o ranking das empresas valiosas do planeta – que sacramentou o pódio com Apple, Microsoft e Google -, a coordenação do evento também anunciou que em 2023, além da tradicional edição de Lisboa, o Web Summit também contará com uma edição América Latina, desembarcando pela primeira vez no Rio de Janeiro.

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE