Tribunais de Contas em encontro nacional no Rio

Tribunais de Contas em encontro nacional no Rio

Dirigentes de Tribunais de Contas dos Estados brasileiros e autoridades encerram nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, encontro nacional com temas como gestão pública e defesa da democracia

Encerra-se nesta sexta-feira o 8º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, depois de reunir por três dias no Rio de Janeiro dirigentes de Tribunais de Contas estaduais, especialistas em gestão, transparência e controle externo, além de autoridades do Judiciário. O encontro teve como tema “Os Tribunais de Contas como indutores da boa gestão e guardiões da democracia” e promoveu oficinas e reuniões técnicas ao longo dos três dias.

O evento recebeu pelo menos 1,2 mil inscrições para as modalidades presencial e online. Entre os palestrantes, os ministros do STF Luiz Fux e do TCU Bruno Dantas e Antonio Anastasia; o cientista político Fernando Schuler; o advogado, filósofo e professor universitário Silvio Almeida; e a neurocientista Carla Tieppo. Ao todo a programação contou com oito painéis e conferências, cinco oficinas, 13 reuniões técnicas, além da Assembleia Geral da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

O Tribunal de Contas do Amazonas foi representado no encontro pelo presidente Érico Desterro e Silva e pelo conselheiro Ari Moutinho Filho.

O presidente do TCE Amazonas, Érico Desterro e Silva, e o presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, César Miola, durante o evento da Atricon no Rio

Entre os temas dos painéis, as consequências que a transformação digital tem trazido para o gestor e para o controle externo; as experiências e a visão de futuro na linha de inovação e empreendedorismo inovador em licitações e contratos; a importância do controle externo no fortalecimento das instituições, a partir da aferição do efetivo impacto das políticas públicas e das entregas feitas à sociedade, com integridade e transparência.

A presença feminina na atuação do controle externo norteou a oficina “Igualdade de Gênero no Sistema Tribunais de Contas” e sete obras literárias foram lançadas durante o Encontro, enfocando temas ligados aos tribunais de contas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*