Brasileiro homenageado no Salão do Talento Latino

Brasileiro homenageado no Salão do Talento Latino

Marcello Serpa como primeiro homenageado, criação de Salão de Honra do Talento Latino marca os 25 anos de El Ojo de Iberoamérica, principal evento da indústria criativa latina e global

Em sua vigésima quinta e histórica edição, o El Ojo de Iberoamérica 2022, festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo, contou com extensa programação, sucesso de público e ilustres convidados. Dentre os grandes momentos do evento realizado neste mês em Buenos Aires, na Argentina, a apresentação do Salão de Honra do Talento Latino foi um dos pontos altos dos três dias do evento. O brasileiro Marcello Serpa, um dos mais importantes publicitários da indústria criativa latina e global, foi o primeiro homenageado a entrar para o Salão de Honra do Talento Latino, reconhecimento instituído pelo festival no marco de seus 25 anos de existência.

Na ocasião, para dar início às homenagens a Marcello Serpa foi apresentado um vídeo que relembrou sua carreira, sua contribuição para a indústria, criatividade e cultura latina e como ele inspirou gerações de profissionais tornando-se uma lenda na indústria.

Ainda durante o vídeo criado, produzido e realizado pela organização do El Ojo de Iberoamérica, alguns dos líderes mais proeminentes do setor compartilharam sua visão do talento publicitário. “Marcello Serpa une dois mundos antagônicos, opostos, e gera um personagem verdadeiramente único”, disse Toni Segarra, sócio e fundador da Alegre Roca, no vídeo. “Ele tem essa forma de se expressar brasileiro, tropical, colorido e alegre, de um mundo literalmente novo”, acrescenta.

“A publicidade brasileira sempre teve uma característica muito forte para a história e grande parte dela é atribuída à escola Marcello Serpa. Marcello Serpa, naquela época na DM9, com um Grand Prix de Guaraná, mostrou que a simplicidade é a essência de uma peça emocional, com direção de arte requintada, mas com essa simplicidade nunca antes vista”, disse Erh Ray, fundador, CEO e CCO da BETC/Havas.

Inspiração eterna

Simplicidade e imprevisibilidade são as duas palavras que fizeram de Marcello Serpa um dos publicitários mais importantes e reconhecidos da indústria criativa latina e global. Ele cresceu no Rio de Janeiro e, muito jovem, mudou-se para a Alemanha para estudar arte, onde permaneceu por sete anos. Foi na Alemanha que iniciou sua carreira como publicitário, como diretor de arte em agências como GGK e R.G. Wiesmeier. Ao retornar ao Brasil, continuou criando na DPZ, depois na DM9, onde conquistou o primeiro Grand Prix do Festival de Cannes para o Brasil, com uma campanha gráfica para Guaraná Diet.

Em 1993, quando ingressou na AlmapBBDO ao lado de José Luiz Madeira, a agência perdia espaço entre as melhores, ficando sem hits em meio a um mercado efervescente que começava a ter novos players. O trabalho de Marcello Serpa mudou o perfil da AlmapBBDO. Colocou a agência no topo do nível criativo regional e global com uma receita feita de suas palavras favoritas: simplicidade e imprevisibilidade. “A publicidade tem que ser simples e imprevisível”, disse Serpa na época, inspirado por seu guru da publicidade, o alemão Michael Schirner.

Marcello Serpa na edição deste ano do El Ojo Latinomaerica

Foi com esta fórmula que Serpa conseguiu ser eleito nove vezes Melhor Diretor Criativo no El Ojo de Iberoamérica (1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2015) e levou a AlmapBBDO a ser consagrada seis vezes Melhor Agência da Ibero-América (2000, 2004, 2005, 2008, 2012 e 2015). Em Cannes, AlmapBBDO foi três vezes Cannes Lions Agency of the Year (2000, 2010 e 2011) e Serpa foi o primeiro latino-americano a presidir uma categoria no festival. Além disso, foi o primeiro latino-americano a receber o Cannes Lion de St. Mark, em 2016, prêmio que reconhece aqueles que fizeram contribuições excepcionais e significativas para a criatividade no mundo, além de inúmeros Leões e vários GPs (como o primeiro que o Brasil ganhou), prêmios e reconhecimentos que enchem de glória sua sala de troféus e a indústria criativa brasileira e regional.

Em 2015, decidiu se aposentar da carreira de dirigente da indústria da comunicação para reconstruir sua vida com a família no Havaí, dedicar-se ao surfe e às artes plásticas, retornando de alguma forma às suas origens, quando decidiu, ainda muito jovem, estudar Arte na Alemanha. Mas antes de se despedir da indústria, Serpa acertou mais uma vez, escolhendo Luiz Sanches, criativo formado por ele e pela Almap, como seu sucessor. A nova liderança manteve a AlmapBBDO no topo, com a mesma consistência de sempre, obtendo o reconhecimento como Melhor Agência na Ibero-América no El Ojo 2016, com Luiz Sanches como Melhor Criativo, e como Agência do Ano no Festival de Cannes do mesmo ano.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*