Obra do Container+ na seleta ao prêmio do Archdaily

Obra do Container+ na seleta ao prêmio do Archdaily

O espaço multiuso de Manaus foi selecionado entre as obras de arquitetura dos países de língua portuguesa, reforçando o conceito de urbanização com ideias criativas

A obra do @containermais foi indicada pelo @archdailybr para o Prêmio Obra do Ano 2023, que representa o melhor da arquitetura dos países de língua portuguesa.

Segundo descrição divulgada pela equipe de projeto, a arquitetura deste centro comercial de vizinhança parte da ideia de criar uma praça de convivência coberta que abriga e integra as lojas, as circulações e os espaços de permanência, mirante e praça de mesas.

São 15 lojas contidas em módulos metálicos de containers marítimos reutilizados, dedicadas à operação de negócios de alimentação, conveniência e serviços básicos para atender aos moradores dessa área da cidade que, por ser de urbanização recente é desassistida destas facilidades.

A obra do centro comercial leva a assinatura do escritório Roberto Moita Arquitetos, de Manaus.

“Interessa-nos pesquisar novas formas de intervenção e implantação de edifícios que estejam à vontade na Amazônia e busquem trazer mais porções da natureza para as nossas cidades em soluções arquitetônicas adequadas que leve em conta o clima, sua delicada geografia da região, assim como a cultura e costumes da nossa gente. Estamos em busca de uma arquitetura que expresse uma contemporaneidade amazônica e brasileira, de base local e linguagem universal”, afirma o texto publicado no site do Archdaily.

A escolha final por categoria do Prêmio – o espaço de Manaus concorre na categoria arquitetura comercial – se dará por votação popular aberta no site do Prêmio até o dia 22 de março de 2023.

Fotos: Susan Valentim/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*