TCE-AM lança projeto ‘Aluno ouvidor’ em Iranduba

TCE-AM lança projeto ‘Aluno ouvidor’ em Iranduba

O Centro Educacional Maria Izabel Desterro e Silva, em Iranduba, foi escolhido para o lançamento de programa da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas

Um total de 794 estudantes do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Professora Maria Izabel Desterro e Silva, no município de Iranduba, tiveram uma manhã diferenciada nesta quinta-feira (16), coincidindo com a comemoração do Dia Nacional do Ouvidor.

A escola foi a escolhida para dar início ao ‘Aluno Ouvidor’, programa idealizado pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e que tem como objetivo estimular nos estudantes do Ensino Médio a práticas cidadãs e de controle social.

Iranduba é o primeiro dos 17 municípios que receberão o projeto e os eventos da Ouvidoria da Corte de Contas no interior do Amazonas, em um esforço para integrar escolas de praticamente todas as calhas do Estado, conforme destacou o ouvidor-geral do TCE-AM, conselheiro Josué Cláudio, durante apresentação do projeto aos alunos no auditório da instituição de ensino. O Ceti de Iranduba é ponto central da educação do município.

Os estudantes participarão de atividades presenciais de capacitação realizadas e orientadas por instrutores da Corte de Contas, com finalidade de preparar o aluno e orientá-lo para o exercício das atividades de ouvidoria.

O programa incluirá formações, treinamentos e monitoramentos, atividades individuais com prática de participação popular no cotidiano da escola e mediação de conflitos por meio de monitoramento da Ouvidoria, além de reuniões organizadas pelo TCE-AM e outras instituições parceiras do programa.

A etapa de capacitação do programa envolverá os alunos em quatro módulos que dividem temas de Constituição e Poderes da República; gestão democrática e participativa; consciência social; o funcionamento e papel das ouvidorias; recebimento e tratamento de demandas; procedimentos gerais, entre outros.

Com informações e foto da assessoria do TCE-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*