O Tribunal de Contas do Amazonas emitiu alertas aos gestores públicos sobre a manutenção dos processos voltados à atenção básica de saúde
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio do Departamento de Auditoria em Saúde (Deas), emitiu novos alertas ao Governo do Amazonas e a todos os 62 municípios do Estado sobre a manutenção dos processos de operacionalização voltadas à atenção básica de saúde. O objetivo é seguir fiscalizando as ações dos municípios do Amazonas, visando melhorias na área da saúde.
Os alertas foram publicados em edição extra do Diário Oficial Eletrônico do TCE-AM (DOE), como parte dos procedimentos de monitoramento.
Para a emissão dos alertas, foi dado importância para os dados e avaliações dos serviços públicos de saúde da atenção básica no Estado. Além disso, o Deas também destacou as metas e estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Atenção Básica (PNAB).
A Corte de Contas amazonense orienta que os gestores compreendam as ações estratégicas recomendadas pelo programa Previne Brasil, como a ampliação da cobertura de serviços ofertados na atenção primária, a adoção de estratégias em conjunto com as Secretarias de Saúde, além de promoção de ações direcionadas à primeira infância.
Com informações da assessoria de Comunicação do TCE-AM