Por meio da plataforma de vídeos curtos Kwai, os creators Jūgoa, Ysani e Noah produzem conteúdos que vão de culinária tradicional a curiosidades sobre a vida dos povos originários
Comemorado desde 1943 no Brasil, o Dia dos Povos Indígenas — anteriormente conhecido como Dia do Índio — celebra anualmente a diversidade cultural dos quase 900 mil indígenas no país, segundo censo do IBGE, além de combater preconceitos contra os povos originários e assegurar que seus direitos sejam respeitados e integralmente garantidos.
A fim de comemorar a data e também levar conhecimento sobre a cultura e o modo de vida dos povos indígenas, o Kwai – aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos – separou alguns perfis de criadores de conteúdos que destrincham a vida nas aldeias, compartilham curiosidades sobre suas etnias e, acima de tudo, contam suas próprias histórias e lutam para desmistificar preconceitos.
Confira:
Cunhã Poranga
A criadora de conteúdo Jūgoa, indígena da etnia Tatuyo, já reúne mais de 11,8 milhões de curtidas e 1 milhão de seguidores em seu perfil na plataforma.
A creator costuma responder dúvidas e curiosidades sobre costumes e culinária, como mostrar uma aliança indígena, também conhecida como “pega-moça”; ensinar receitas típicas, tal qual o mingau, que é feito com goma de mandioca e polpa de açaí; e apresentar os instrumentos mais utilizadas para caça, como o arco e flecha e a zarabatana.
Noah Álef
O jovem pataxó, de apenas 23 anos, leva danças e diversão para seus seguidores no Kwai.
Além de ser modelo, o criador, que possui mais de 401 mil seguidores e cerca de 3,6 milhões de curtidas no aplicativo, declama seu orgulho por suas raízes indígenas e também celebra sua caminhada até as passarelas.
Ysani
A ativista, líder indígena e influenciadora digital Ysani leva informações sobre a cultura Alto Xinguana, de maneira nua e crua e sem romantização, às pessoas.
Por meio da #YsaniResponde, a criadora costuma responder seus seguidores e sanar dúvidas, como sobre o “Grande Espírito”, a culinária tradicional dos indígenas do Alto Xingu, entre outros temas.
Sobre o Kwai
Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas. Com a missão de tornar a vida mais feliz, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos merecem ser compartilhados. O app está disponível nos sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play . Saiba mais em: kwai
Com informações e fotos da assessoria