Coluna do site rogeriopina com novidades da semana

Coluna do site rogeriopina com novidades da semana

A coluna do site rogeriopina reúne notas informativas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Tribunal de Contas do Amazonas lança bancada virtual para dar suporte a advogados – Cimed lança campanha pelo Dia do Medicamento Genérico – Escola de Direito da UEA promove evento sobre Inteligência Artificial – Grupo Nova Era lidera ranking no Norte do País – Trajetória de Roberto Kahané em documentário – Lupo irá apoiar Festival Folclórico de Parintins

Cidade despreparada

Um dos grandes incentivadores do segmento de turismo no Amazonas, Humberto Amorim levantou o problema em seu programa na rádio CBN: encerrada a temporada 2022/2023 de cruzeiros em Manaus, no último final de semana, ficou evidente o despreparo da cidade para receber tais embarcações.

O jornalista destaca, além das péssimas condições do que é chamado o ‘porto de Manaus’, situações constrangedoras e desnecessárias e muitos ‘perrengues’ envolvendo a operação dos navios e seus passageiros.

Dia do genérico

A Cimed, terceira maior farmacêutica em volume de vendas no País, em parceria com a Abrafarma, lançou no último domingo no programa de Luciano Huck a campanha nacional para destacar a importância dos medicamentos genéricos para o Brasil e chamar atenção para o acesso à tratamentos de qualidade a preços justos promovidos por essa categoria de indústria.

João Adibe Marques, presidente da Cimed, e o apresentador Luciano Huck no palco do programa ‘Domingão com Huck’

A iniciativa celebra o Dia do Genérico, que acontece em 20 de maio, quando uma promoção estará vigente em 10 mil farmácias de todo o País.

O medicamento genérico é, em média, 60% mais acessível que o de marca.

De acordo com a PróGenéricos, 90% das doenças podem ser tratadas com medicamentos genéricos. Outro dado alarmante é que cerca de 50% dos brasileiros já abandonam o tratamento por questões financeiras.

Informações e inscrições para participar da promoção podem ser encontradas no site www.diadogenerico.com.br.

Tema do momento

Nesta terça-feira (16/5) a Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas realiza, às 14h, uma mesa redonda sobre Inteligência Artificial com o objetivo de discutir e ampliar conhecimentos sobre suas consequências nos aspectos jurídicos.

O encontro será realizado no auditório na unidade da UEA na rua Major Gabriel 767, no Centro antigo de Manaus.

Bancada virtual

O Tribunal de Contas do Amazonas promoveu o lançamento do sistema ‘Alô Tribunal’, que é a plataforma de comunicação entre os advogados e o TCE – que conta, agora, com uma ‘bancada virtual’ para esclarecimento dos advogados tanto da capital como interior, evitando o deslocamento dos mesmos até a Corte de Contas.

Foto: Ana Claudia Jatahy / TCE-AM

Na foto, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas, Jean Cleuter Mendonça, procuradora de contas públicas Fernanda Cantanhede Mendonça, o presidente do TCE Érico Desterro e Silva e a vice-presidente Yara Lins dos Santos, durante o lançamento na manhã de segunda-feira.

No topo do ranking

O Superatacado Nova Era conquistou o primeiro lugar no ranking ABAD/Nielsen 2023, como a maior rede atacadista e de distribuição da região Norte. O Nova Era aparece, também, na quarta posição entre os maiores do Brasil na modalidade atacado de autosserviço.

A lista, divulgada nesta semana, é organizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) e leva em consideração o faturamento das empresas no ano base 2022.

Este é o segundo ano que o superatacado ocupa a primeira posição no ranking – em 2022 também estava no topo da lista.

Feijoada com tradição

Neste mês, o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer do Amazonas (GACC-AM) celebra 24 anos de atuação com mais uma edição da sua tradicional feijoada. O evento acontecerá no próximo dia 27, com uma programação  especial com direito a sorteios, atrações musicais e apresentação de balé com participação das crianças e adolescentes atendidos pelo GACC-AM.

Com presença confirmada, a Banda Flow, o Grupo Kblocos, o DJ John, e a Banda Overload irão assinar a trilha sonora da feijoada, que acontecerá às 12h, no Salão Plenária, do Studio 5 Convenções.

Endereço de delícias

A quituteira Selma Reis levou a sua grife de restaurante Zefinha para o Vieiralves, inaugurando um novo espaço na Rio Jutaí.

O local irá funcionar das 9h às 21h com o conceito de café da manhã tardio, almoço, lanches, happy hour e jantar para quem costuma comer cedo, à noite.

Rasante por Manaus

Maísa Comitti deixou a base em Santa Catarina para comemorar o aniversário da pequena Júlia com a família em Manaus.

A dupla ganhou todos os confetes durante a temporada e até aproveitou para atualizar um novo ensaio de fotos.

Na folia de Parintins

A Lupo, marca referência no mercado têxtil brasileiro, irá participar neste ano de um dos maiores e tradicionais eventos do Amazonas: o Festival Folclórico de Parintins, no interior do Amazonas.

A empresa entra como apoiadora oficial do evento, que acontece do dia 30 de junho a 2 de julho de 2023, e irá lançar uma coleção exclusiva para o festival dos bumbás.

Festa em família

Odenir Machado com a filha Gabriela, que ganhou confetes pelo aniversário na temporada, em Manaus

Cinema na Amazônia

No dia 1º de junho acontecerá em Manaus o lançamento do filme “Roberto Kahané e a câmera do Dr. Salim”.

Dirigido por Jean Robert César, o documentário narra a vida e obra do cineasta Roberto Kahané entrelaçada com a de seu pai, Dr. Salim, e a importância de seu acervo cinematográfico.

A noite de lançamento acontecerá no Teatro Amazonas, para convidados e também aberta ao público interessado.

Bastidores de um clássico

O filme inédito “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, que mostra os bastidores do antológico álbum de Tom Jobim e Elis Regina, terá um marketing screening para profissionais da indústria do cinema no Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cannes, na França.

A distribuição do documentário, que chega aos cinemas brasileiros no segundo semestre, é da O2 Play.

Dia do chef

A Assembleia Legislativa do Amazonas comemora o Dia Nacional do Chef de Cozinha, no próximo 19 de maio, com sessão especial naquele poder.

Noite de rock

A jornalista Lucy Rodrigues voltou a fazer uma das coisas que mais gosta – cantar.

No último final de semana ela foi a atração convidada pela banda Justine para desfilar clássicos do rock em casa noturna de Manaus.

Com informações e fotos das assessorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*