Performance “Tocar a Terra” será apresentada por Raquel Kubeo no próximo final de semana em Porto Alegre na programação do Festival Palco Giratório do Sesc
Amazonense, a artista Raquel Kubeo apresenta sua performance “Tocar a Terra” no 17º Festival Palco Giratório Sesc, no Rio Grande do Sul, no próximo final de semana.
A performance propõe, segunda ela, “uma tessitura das danças e cantos de povos originários do Brasil”, e faz refletir a respeito da história brasileira. No dia 21 de maio, às 13h , o público poderá assistir gratuitamente ao espetáculo, que acontecerá no Parque da Redenção, em Porto Alegre, cidade onde a artista vive há mais de cinco anos.
A apresentação compõe a programação do tradicional evento cultural gaúcho, que acontece entre os dias 12 e 28 de maio, com obras e grupos de diversos lugares do País e é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac.
Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Raquel é parte da etnia Kubeo, povo indígena que ocupa território na Floresta Amazônica entre o Brasil e a Colômbia, ao longo do Rio Uaupés. Consultora, roteirista e artista audiovisual, ela também participou da fundação do Centro de Referência Indígena-Afro do RS. Raquel é natural de Manaus (AM), mulher indígena ativista pelos direitos dos povos originários do Brasil.
A programação completa do 17º Festival Palco Giratório Sesc, que pode ser conferida no site, conta com 50 espetáculos de 37 grupos vindos de várias partes do Brasil, além de 11 ações formativas gratuitas e um momento de conversa com o artista, autor e diretor Márcio Abreu, para lançamento do seu livro “Sem Palavras”, da Editora Cobogó. Dentre os artistas participantes, estão nomes consagrados como Dodi Leal, Silvero Pereira, Adnã Ionara, Ana Carbatti e muitos outros.
Com informações da assessoria e fotos de Eugênio Barboza/divulgação