Mercado de carbono será tema de evento no TCE-AM

Mercado de carbono será tema de evento no TCE-AM

Evento promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas irá enfocar oportunidades, desafios e sustentabilidade do chamado ‘mercado de carbono’, no início de junho, em Manaus

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoverá no dia 7 de junho um seminário que terá como tema “Mercado de Carbono – Oportunidades, Desafios e Sustentabilidade no Estado do Amazonas”. O objetivo é ampliar a discussão sobre o mercado de carbono e estimular autoridades e partes interessadas, no Amazonas, a uma análise crítica sobre o tema.

Coneselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro e Slva

Para o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, a realização do evento, em comemoração a já tradicional Semana do Meio Ambiente, demonstra o papel cidadão da Corte de Contas amazonense em estimular o debate da conservação ambiental.

“Esse é um assunto que permeia a nossa atual realidade e que é de suma importância para as gerações futuras. O Tribunal de Contas cumpre o seu papel pedagógico ao realizar um evento como esse que estimula o debate sobre o controle ambiental. Convido a todos que possam participar, entre servidores públicos, gestores de projetos, estudantes e a sociedade em geral, pois sem dúvidas será um encontro bastante produtivo”, disse o conselheiro-presidente, Érico Desterro.

Mario de Mello (ao centro), conselheiro-coordenador do encontro

Coordenador da ECP, o conselheiro Mario de Mello destacou a participação de importantes nomes do setor ambiental que estarão presentes no evento.

“Teremos diversos órgãos de controle representados no Seminário, palestras de especialistas, debates e discussões enriquecedoras trarão novos pontos de vista sobre a evolução e oportunidades desse mercado, legislação aplicável, impactos nas comunidades locais, regularização fundiária e segurança jurídica. É fundamental a participação de todos para construirmos um futuro sustentável juntos”, disse o conselheiro-coordenador, Mario de Mello.

Programação

A programação incluirá palestras e debates com especialistas no assunto, incluindo representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, do Future Carbon Group e de profissionais que atuam com os temas de regularização fundiária e segurança jurídica.

Após as palestras será realizado um debate com a participação do professor Alexandre Rivas; da mestre pela Universidade da California – Berkeley, Thaís Cohen Chalub; e do procurador de contas do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), Ruy Marcelo Mendonça.

Mercado de carbono

O mercado de carbono é um sistema de compra e venda de créditos de carbono, que atesta a redução certificada de emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano. O objetivo principal desse mercado é reduzir a emissão desses gases para a atmosfera, buscando alcançar as metas estabelecidas no Acordo de Paris e combater as mudanças climáticas.

O estado do Amazonas desempenha um papel fundamental nesse contexto devido ao aumento do desmatamento na região. O desmatamento compromete a quantidade de carbono estocado nas árvores, o que acaba superando as metas estabelecidas para a redução de emissões.

O evento busca discutir e esclarecer questões relacionadas à valoração do carbono, os programas de redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD), os benefícios para as comunidades locais e a relação com empresas privadas.

Com informações e fotos da assessoria do TCE-AM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*