Coluna do site rogeriopina reúne notas e fotos

Coluna do site rogeriopina reúne notas e fotos

A coluna do site rogeriopina reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Fundação Amazônia Sustentável debate bioeconomia inclusiva na região amazônica – Feira Náutica movimenta espaço de eventos em Manaus – ‘Mutirão da Cidadania’ para pessoas em situação de rua – Feira Norte do Estudante escolhe rostos para campanha – Exposição dde carros antigos em shopping – Gravuristas reunidos em exposição no centro de Artes da Ufam – Arraiais começam a movimentar espaços em Manaus

Futuros amazônicos

A primeira edição do ‘Café Futuros Amazônicos’ acontece nesta terça-feira (30/5), na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em Manaus, com debate sobre ‘novos futuros’ para uma bioeconomia inclusiva na região amazônica.

O evento é uma iniciativa do Hub de Bioeconomia Amazônica, rede secretariada pela FAS e vinculada à Green Economy Coalition (GEC), que conecta e articula pessoas e organizações que catalisam uma economia verde, justa e inclusiva na Amazônia.

Mutirão da cidadania

Uma ação do Tribunal de Justiça do Amazonas, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), replicou em Manaus projeto original do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que oferece auxílio a pessoas em situação de rua – no acesso à justiça e aos direitos sociais básicos.

A ação aconteceu no último final de semana, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro antigo de Manaus, reunindo serviços de saúde e de cidadania, emissão de documentos, cadastro de vagas para emprego e resolução de conflitos judiciais pendentes de andamento.

O ‘mutirão de cidadania’ contou com as presenças do representante do CNJ, Mario Henrique Maia; do presidente do TRE, desembargador Jorge Lins; e do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, entre outros.

‘Serasa Limpa Nome ‘

Com a antecipação do 13º Salário para aposentados e pensionistas do INSS, a Serasa lança uma ação especial para ajudar brasileiros com mais de 60 anos a quitarem suas dívidas. De acordo com pesquisa realizada pela empresa, ‘limpar o nome’ com o dinheiro antecipado aparece como a principal intenção de uso do pagamento para essa faixa de consumidores.

Em um movimento para conter a alta da inadimplência e auxiliar essa fatia da população, mais de 15 milhões de dívidas estão disponíveis para negociação na plataforma Serasa Limpa Nome. São 500 empresas parceiras de diversos segmentos como bancos, varejo, telefonia, utilities (água, luz e gás) entre outros, disponibilizam ofertas que podem chegar a 99% de desconto e condições de parcelamento estendido para mais de 25 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

Apoio a refugiadas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) certificou 51 alunas venezuelanas no curso de gastronomia – a maioria já tinha certificação no país de origem mas teve que aprender a fazer e conhecer mais a cozinha brasileira, para então ter a oportunidade de trabalhar em restaurantes locais.

O projeto tem por objetivo ajudar mulheres refugiadas venezuelanas a terem uma nova oportunidade de emprego em Manaus, com apoio do projeto Organização Social Civil (OSC) ‘Hermanitos’.

Rostos da campanha

A Feira Norte do Estudante (FNE) está realizando o concurso cultural “Você na FNE” para escolher três estudantes, que serão os novos rostos de sua campanha publicitária. Cada um dos selecionados irá ganhar um aparelho Alexa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a quarta-feira (31/5) pelo site feiranortedoestudante.com.br.

Os ganhadores terão as suas imagens divulgadas em todas as campanhas de divulgação da Feira Norte do Estudante, incluindo outdoors, sites, redes sociais, entre outros. A FNE acontecerá em setembro e é considerado o maior evento voltado para estudantes da Região Norte, pois reúne em um único espaço todos os principais agentes das atividades educacionais e de carreira profissional.

Noite de confraternização

Ana Rita Antony divide a cena com Ana e Manoel Paiva em noite de encontro amigo no Barollo, em Manaus

Novas ‘operações’

O Amazonas Shopping anunciou a abertura de quatro novas ‘operações’ – lojas nos segmentos de dermocosméticos, calçados femininos, restaurante e produtos para atividades ao ar livre.

Para o segundo semestre está confirmado o início de funcionamento da loja Bio Mundo, de produtos naturais, e da Casa Bauducco – a primeira unidade da marca no Amazonas, com itens como panettones, muffins, cookies e cafés.

Lente amazônica

Selma Carvalho recebeu Menção Honrosa pela fotografia “Brilho na Luz”, na sessão Preto e Branco do concurso ‘Inéditas’ organizado pela Confederação Brasileira de Fotografia.

Selma representou o Fotoclube Lentes do Amazonas (FCLA) em um registro do dançarino Andryo Alexsandro.

Expo de carros

A exposição de carros antigos, esportivos e tunados ‘Velozes & Famosos’ se encerra nesta terça-feira (30/5), no Shopping Manaus ViaNorte. A mostra acontece das 10h às 22h, na Praça de Eventos, localizada no 1º e 2º piso do centro de compras, com entrada gratuita.

Durante a visita, os fãs podem tirar fotos e trocar experiências com os expositores que estiverem presentes. A exposição reúne vários modelos de épocas e marcas diferentes, como Ford F-150, Mitsubishi Eclipse Cross, Nissan GT-R, Honda VTEC, Chevrolet Chevette e Volkswagen Brasília.

Ingresso garantido

Karla Gabrielle Dutra Pinto e Thayná de Santana Fernandes estão entre ganhadores da promoção do Shopping Manauara que selecionou clientes para conferir a festa ‘Arena Planeta Boi’ no camarote do espaço de compras durante o aquecimento dos bois Caprichoso e Garantido para a folia de Parintins.

O público participou da ação postando nas redes sociais foto tirada no cenário ‘instagramável’ instalado na praça de alimentação do shopping.

Arraial no shopping

O tradicional ‘Arraial do Amazonas Shopping’ começa na sexta-feira (2/6) com muita música, danças folclóricas, boi-bumbá e comidas típicas – a noitada de abertura contará com apresentação da Quadrilha Sete Quedas e do cantor sertanejo Rodrigo Ranielly.

A festa acontece até o 11 de junho, na Praça de Eventos Rio Negro.

Jogos Sesi

Cento e trinta e cinco empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) irão competir na 21ª edição dos Jogos Sesi 2023, que inicia no dia 6 de junho, no Clube do Trabalhador.

Ao todo são mais de quatro mil trabalhadores da indústria que vão disputar em seis modalidades: Futebol 7 Principal, Futsal e Vôlei de Quadra e Areia (masculino e feminino), além do Futebol 7 Master e de Campo (masculino).

Gravuristas

A exposição coletiva ‘Gravuristas – Só o experimental nos interessa’ terá noite de abertura na quarta-feira (31/5) no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas, no Centro antigo de Manaus.

A coletiva é composta por trabalhos de seis artistas visuais monitores do Laligr – Laboratório de linguagens gráficas da Faculdade de Artes da Ufam, de diferentes épocas até a atualidade.

São eles: Annie Siddha, Luiz Faria, Anne Mesquita, Ellen Pinheiro, Paulo Gersino e Marcelo Rufi.

Arraial da Alegria

O ‘Arraial da Alegria’, tradicional festa junina promovida pelo Shopping Manaus ViaNorte, começa na próxima sexta-feira(2/6) e segue até o dia 25 de junho – sempre de sexta-feira a domingo, a partir das 17h até a meia-noite.

A programação incluirá mais de 15 shows, quadrilhas, espaço instagrámavel para fotos, barracas com comidas típicas, brinquedos e muitas atrações para todas as idades, com entrada gratuita.

Feira náutica

Os empresários Eduardo Brandão e Marmude Camely fizeram acontecer a primeira feira náutica da região e que movimentou espaço de eventos em Manaus, na última semana

Com informações e fotos das assessorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*