Coluna do site rogeriopina com novidades e fotos

Coluna do site rogeriopina com novidades e fotos

A coluna do site rogeriopina reúne notas informativas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Roberto Kahané lança novo filme – Dia do Meio Ambiente reforça importância da reciclagem – Tok&Stok preparou uma curadoria especial com móveis e objetos de decoração Eco – Jandr Reis lança nova exposição da série ‘Jaraquiart’ no Manauara Shopping – Evento de moda e arte ‘Amazon Poranga Fashion’ movimenta o Centro Cultural Povos da Amazônia – Cinemas da Rede UCI vão transmitir ao vivo a grande final da UEFA Champions League 2023 – Feira Internacional de Artesanato e Decoração movimenta o Shopping Manaus ViaNorte

Importância da reciclagem

Nesta segunda-feira (05) é Dia Mundial do Meio Ambiente e, também, Dia Nacional da Reciclagem – datas que reforçam a importância da preservação e uso consciente dos recursos naturais. A reciclagem é um pilar importante da preservação do planeta, porque através dessa prática é feita a destinação correta dos resíduos produzidos pela população, conforme explica o embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, biólogo Daniel Santos, da Damata Consultoria.

Daniel Santos está à frente do Instituto Lixo Zero, em Manaus

O índice de reciclagem no Brasil é de 4%, conforme dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Em Manaus, o número está abaixo da média nacional. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), em 2022, do total de resíduos domésticos recolhidos na cidade, 2,1% foram reciclados.

Os resíduos são recolhidos pela Prefeitura de Manaus, nos Pontos de Entrega Voluntária de Reciclados (PEVs) e através do programa de Coleta Domiciliar de grandes objetos. São depois encaminhados para as Associações de Catadores.

Coleção eco friendly

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a marca Tok&Stok preparou uma curadoria especial com móveis e objetos de decoração Eco.

A curadoria apresenta uma vasta variedade de móveis e acessórios que combinam estilo e consciência ambiental, desde móveis produzidos com madeira de reflorestamento certificada até peças feitas a partir de materiais reciclados – com isso, a marca busca proporcionar alternativas sustentáveis para os consumidores preocupados com o impacto ambiental de suas escolhas.

Além disso, a coleção ‘Eco Social’ inclui produtos feitos em parceria com cooperativas e comunidades locais, promovendo a inclusão social e valorizando o trabalho artesanal.

A coleção ‘Eco Social’ pode ser encontrada nas lojas físicas e também por meio do seu site – todos os produtos dessa curadoria estão sinalizados com um símbolo verde.

Arte amazônica

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente, o Manauara Shopping inaugura nesta segunda-feira a exposição ‘Jaraquiart’, do artista plástico Jandr Reis, no Buritizal que decora o centro de compras.

Em paralelo, acontecerá o lançamento do catálogo da série de arte.

Atleta indígena

A Ferroviária anunciou a contratação de Ivanete Xerente, de 16 anos, primeira jogadora indígena a assinar contrato profissional em um clube de futebol feminino brasileiro.

A atleta passou por exames e iniciou os treinamentos junto ao time sub-17, que disputa o Campeonato Paulista da categoria.

Ivanete Xerente é natural do Tocantins, da etnia Xerente.

Homenagem

O Prof. Dr. João Bosco Botelho receberá homenagem durante Aula Magna, no dia 7 de Junho, as 10h no Auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, da Universidade do Estado do Amazonas.

Noite de cinema

Noite de preview do novo documentário de Roberto Kahané, no Teatro Amazonas, reuniu o diretor e grupo amigo

Arte e moda amazônicas

Organizado pela Associação Apoiar e que busca fomentar o empreendedorismo cultural, através da arte e da moda na Amazônia, o evento ‘Amazon Poranga Fashion’ inicia nesta terça-feira (6/6), às 19h, no Centro Cultural Povos das Amazônia, em Manaus.

Em paralelo acontece o lançamento da exposição “Artes e Povos Originários”, que pode ser visitada até o dia 22 de junho.

Na quarta-feira (7/6) a programação continua, às 19h, com a exibição de fashion films dos estilistas Maurício Duarte e Sioduhi Lima. Haverá também bate-papo sobre moda, com a designer de biojóias Rita Prossi e a professora Karina Teixeira, do curso de Design de Moda da Faculdade Santa Teresa.

Endereço da beleza

Dani Pacheco assinou evento de inauguração do DK Concept, estúdio de beleza da dupla Joice Gomes e Dany Kaiton na Avenida Pedro Teixeira, em Manaus

Arraiais de junho

O ’Arraial do Axerito’ dá a largada na temporada de festas juninas em Manaus.

Na próxima quarta-feira (7/6), véspera de feriado, o evento movimenta o Podium da Arena da Amazônia, a partir das 18h, com acesso gratuito.

Este ano, a festa conta também com a gravação do DVD da banda Forró Ideal.

De acordo com Evandro Jr, produtor do evento, o ‘Arraial do Axerito’ consolidou lugar de destaque no calendário da capital amazonense por proporcionar experiências distintas para o público.

Confraria dos amigos

Grupo reunido no Lalbero, em Manaus, juntou Eliezer Jr., Lúcia Viana, Sandra e Alberto Saraiva e amigos na noite de Manaus

Final apoteótica

Os cinemas da Rede UCI vão transmitir ao vivo a grande final da UEFA Champions League 2023, diretamente de Istambul, e os ingressos já estão à venda.

A decisão será no sábado, dia 10 de junho, entre o clube inglês Manchester City e o italiano Inter de Milão no Estádio Olímpico Atatürk. A transmissão terá início às 15h20 (horário de Brasília), 40 minutos antes do início da partida, e o show de abertura, que conta com apresentações de Anitta e do artista nigeriano Burna Boy, também será exibido nas telonas.

Artesanato e decoração

A ‘Feira Internacional de Artesanato e Decoração: Nações e Artes’ movimenta o Shopping Manaus ViaNorte entre 7 de junho e 9 de julho, das 9h às 22h.

A ‘Nações & Artes’ é a maior e mais tradicional feira de artesanato e decoração realizada em shopping centers – o evento já passou por mais de 66 cidades no Brasil e possui estandes com produtos tradicionais de diferentes países como Índia, Brasil, Polinésia Francesa, Marrocos, Itália, Senegal e Turquia.

A feira ficará em exposição na Praça de Eventos, localizada no primeiro piso e a entrada é gratuita.

Amazônia em debate

Representante da Embaixada da França (ao centro) , a autora e cientista francesa Laure Garancher e demais membros do Comité da Aliança Francesa em Manaus na abertura de exposição fotográfica e um bate-papo sobre o livro “Em busca da Amazônia Esquecida”, na sede do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, em Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*