Coluna reúne notas e fotos na temporada em Manaus

Coluna reúne notas e fotos na temporada em Manaus

A coluna do site rogeriopina reúne notas informativas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Foodtechs da Amazônia em feira em São Paulo – Desmatamento continua sem controle no Amazonas – Festival de cinema musical pode ser conferido pela internet – Estudantes da UEA nos Jogos Universitários Brasileiros – Eliana Printes apresenta show em Manaus – Artista indígena Duhigó tem obra em coletiva na Argentina – Santaella e banda Doral apresentam show em Manaus – Universidade do Amazonas promove encontro de Relações PúblicasArnaldo Garcez inaugura exposição em Manaus

‘Foodtechs’ amazônicas

A partir desta quarta-feira as foodtechs amazônicas Warabu, Fish Maria e Karú começam as apresentações de seus produtos na NaturalTech, considerada a maior feira de produtos orgânicos e naturais da América Latina. O evento segue até o próximo sábado (17) no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Em parceria direta com povos indígenas e ribeirinhos da Amazônia, as startups trabalham com a filosofia de negociação justa, exploração sustentável, rastreio de matéria-prima e inovação no ramo da alimentação.

A Warabu apresentará no evento seus chocolates preparados com ingredientes regionais, enquanto a Fish Maria irá expor suas pimentas em pó, tucupi, geleias, farofas temperadas e molhos. No mesmo estande estará a Karú, que traz o sabor amazônico por meio do processo de defumação dos alimentos – incluindo peixes, aves, molhos, especiarias e outros produtos gastronômicos.

Desmatamento no Brasil

O Relatório Anual de Desmatamento no Brasil, divulgado no início desta semana pelo Mapbiomas, aponta que os municípios de Lábrea e Apuí – no Sul do Amazonas – lideram o ranking do desmatamento na Amazônia, junto com municípios do Pará e de Rondônia.

A agropecuária é apontada como o maior vetor de pressão para o desmatamento em todo o País, representando 97,2% do todo, seguida de garimpo e expansão urbana.

Barco-escola

Moradores de Manaquiri, município distante 156 quilômetros de Manaus, recebem até 9 de agosto os cursos do Barco-escola Senai Samaúma II, graças à parceria firmada entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Semictur).

Vinte e três cursos profissionalizantes estão sendo ministrados, distribuídos em 31 turmas.

Noite de folia

Rui Machado rodeado por quarteto fantástico formado por Verena Frota, Soraia Vianez, Kátia Mattos e Olívia Rodrigues em noite de folia na Grande Manaus

Filmes musicais

Começa nesta quarta-feira na capital paulista o festival de cinema In-Edit Brasil, apresentando filmes musicais brasileiros e de outros países – entre os ‘documentados’ estão Michel Jackson, Elis Regina & Tom Jobim, Pink Floyd e Chiquinha Gonzaga, entre outros.

A boa notícia é os filmes, além das salas de cinema paulistanas, serão disponibilizados pela internet durante o festival – que segue até 25 de junho.

Retratos da Amazônia

A jornalista e fotógrafa Ana Claudia Jatahy será agraciada no próximo dia 17 em evento do Instituto Internacional de Comunicação e Proteção da Amazônia (ICDAM), entre os protagonistas que atuam em defesa da região amazônica.

A fotojornalista Ana Claudia Jatahy

Ela é a primeira fotojornalista do Estado do Amazonas a receber a premiação, retratando – em seus trabalhos – as belezas e os desafios da Amazônia.

Jogos de Brasília

Alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão em Brasília para competir nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) Seletivas 2023, que acontece entre os dias 11 e 15 de junho.

A competição é uma seletiva para a Universíade 2023, que será realizada em Chengdu, na China. A UEA conta com a participação de sete atletas, nas modalidades natação, atletismo e badminton.

Feira das nações

A Feira Internacional de Artesanato e Decoração: Nações e Artes, que proporciona uma imersão cultural em produtos de vários países, segue até 9 de julho, no Shopping Manaus ViaNorte, em Manaus, com entrada gratuita das 9h às 22h.

Os visitantes encontram peças de artesanato, vestuário, decoração, artigos religiosos e acessórios, de países como Senegal, Itália, Marrocos, Turquia, Índia e até da Polinésia Francesa.

Casamento no Rio

As avós elegantes Cirene Leonardos e Ana Rita Antony com os noivos Gabriela Leonardos e Dante Antony Tomaz no casamento realizado no Rio, no fim de semana

Noite cultural

Depois de uma temporada intensa divulgando o projeto “Amazônia Plural”, com exposições itinerantes por Manaus, o pintor Arnaldo Garcez promove a abertura da última exposição da série, no Tio Armênio, no Manauara Shopping.

Será na próxima quinta-feira (15/6), a partir das 19h, com participação especial dos amigos músicos Célio Cruz, Italo Jimenez. Victor França, Simone Ávila e do poeta Elpidio Nunes.

Arte indígena

A artista visual indígena Duhigó, do Amazonas, teve a obra ‘Cocar’ selecionada para compor a exposição coletiva ‘La Tradición del grabado en Brasil’, que pode ser conferida até 27 de julho na embaixada brasileira em Buenos Aires.

A artista visual indígena Duhigó

A exposição percorre cerca de 80 anos da história da gravura produzida no Brasil, com obras de 55 artistas brasileiros, e celebra os 200 anos de relações diplomáticas com a Argentina.

Jogos eletrônicos

Os fãs de jogos eletrônicos terão uma programação especial a partir de sexta-feira (16) com a abertura da ‘Arena Amazonas Shopping’, evento gratuito, com muitas opções de diversão – como jogos arcades e consoles de vários modelos.  

A programação acontece até o dia 23 de junho, na Praça de Eventos Rio Solimões, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e, domingo, das 12h às 21h.

Fotos e sorrisos

Maestro Rui Carvalho em visita a Ruth Alencar na expo da embaixada dos Estados Unidos no ICBEU Manaus

Dia do Químico

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas irá promover Sessão Especial em Alusão ao Dia do Químico,  às 10h no dia 19 de junho, no Plenário Ruy Araújo.

Novos sons

Dois dos principais representantes da nova geração da música amazonense, o cantor e compositor Santaella e a banda Doral, reúnem-se num show autoral na sexta-feira (16/6) no Espaço Cultural Muiraquitã, em Manaus.

O cantor amazonense Santaella

O evento está marcado para as 20 horas e terá no line up também a DJ Nairle.

Comunicação e produção cultural

O 25º Encontro dos Profissionais de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) movimentou o campus de Manaus esta semana reunindo debates e palestras sobre o tema ‘Comunicação e Produção Cultural Amazonense’.

Organizado pelos acadêmicos da disciplina Gestão de Eventos sob a coordenação da professora Inara Regina Costa do curso de Relações Públicas, o evento conta com a participação de profissionais como o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, abordando a cultura como fator de desenvolvimento econômico

A dona da voz

Na noite de 16 de junho a cantora Eliana Printes apresenta show no Teatro Manauara, em Manaus, comemorando também seu aniversário.

O show reúne uma seleta de clássicos da MPB e músicas regionais amazônicas e é opção certeira para a noite da próxima sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*