Seleção para curso de  roteiro de cinema em Cuba

Seleção para curso de roteiro de cinema em Cuba

Projeto Paradiso oferece bolsa para curso realizado em uma das mais disputadas escolas de formação audiovisual do mundo, em Cuba

O Projeto Paradiso traz mais uma boa notícia para os profissionais do audiovisual brasileiro. Desta vez, o anúncio é que já estão abertas as inscrições para a Maestría en Escritura de Guión Audiovisual, que irá selecionar um roteirista brasileiro para um curso em Cuba.

A formação é promovida pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños (EICTV), uma das mais admiradas instituições de formação de profissionais de cinema e televisão do mundo. As inscrições para concorrer à bolsa vão até 15 de agosto e o selecionado será anunciado em 15 de setembro.

Esta é a quinta vez consecutiva que a bolsa para esta especialização é oferecida pelo Projeto Paradiso na EICTV, escola criada em 1986 por Gabriel García Márquez e Fernando Birri. Nos anos anteriores, as roteiristas selecionadas foram Amanda Treze, Rayane Teles, Thays Berbe e Ana Clara Ribeiro.

Ministrado em espanhol para uma turma de sete alunos, o curso aborda os princípios da dramaturgia e das artes narrativas a fim de alcançar resultados que estejam relacionados diretamente às realidades de onde vêm. Durante os nove meses do curso – sendo seis meses de aulas presenciais e três meses à distância – o bolsista desenvolverá um roteiro de longa-metragem ou de piloto de série.

Para Amanda Trindade, bolsista do Projeto Paradiso na Escuela Internacional de Cine y Televisión, em Cuba, este ano, é um privilégio poder desfrutar dessa oportunidade. “O que mais me encanta é conhecer pessoas de todos os lugares do mundo com abordagens e visões diferentes no audiovisual, ter contato com professores de diversos locais do mundo, que possuem diferentes bagagens e experiências em relação ao audiovisual. Além de perceber essa identidade latina, que traz olhares contemporâneos sobre narrativas de cinema, que me encantam, e me fazem, cada vez mais, ter um pertencimento à América Latina. Estar aqui fazendo essas trocas com tantas pessoas, e ainda estudar roteiro, finalmente, de forma tão profunda, reflexiva e crítica, está sendo enriquecedor para minha mente e alma”, avalia.

“Essa é uma bolsa que oferecemos por entender que os profissionais nacionais produzem conteúdos e propostas de impacto que merecem ser compartilhados e valorizados. Privilegiar os talentos dessa indústria, colaborando com o acesso a estudos e formações, faz parte da nossa missão de democratizar o conhecimento e contribuir para a formação de novos profissionais do mercado audiovisual e para, em um segundo momento, dar visibilidade e fortalecer o cinema nacional mundo afora”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.

A EICTV é a responsável pela seleção do candidato contemplado pela bolsa, que cobre os custos de passagem, matrícula e inscrição no curso. Para mais informações, confira o site do Projeto Paradiso.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos.

Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira e beneficiando dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.

Com informações da assessoria


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*