Coluna do site rogeriopina com notas e fotos

Coluna do site rogeriopina com notas e fotos

A Coluna do site rogeriopina reúne notas informativas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: STF lança Constituição em Nheengatu – Denison Aguiar assume ouvidoria na UEA – Aurélio Michiles recebe prêmio de associação de críticos de arte em São Paulo por filme rodado na Amazônia – Green Jazz Festival continua com programação paralela – IGHA empossa novos historiadores – Feira de Gastronomia da Amazônia será lançado na próxima semana

Constituição em Nheengatu

Integrantes do Judiciário do Amazonas estiveram em São Gabriel da Cachoeira, acompanhando a comitiva do Superior Tribunal Federal que foi até ali para o lançamento da Constituição brasileira traduzida para língua indígena – a chamada língua geral Nheengatu.

Importante destacar o trabalho coordenado por Andrea Medeiros e Luanna Marley, no Amazonas, junto a uma equipe de tradutores indígenas.

Ouvidores da UEA

Advogado, professor universitário e mestre em Direito Ambiental, Denison Melo de Aguiar foi empossado no grupo de ouvidores destacados pela Universidade do Estado do Amazonas para diálogo com a população e a comunidade interna.

Já o posto de ouvidor-geral ficou sob o comando de Eid Badr.

Deison Aguiar (à direita) com o reitor da UEA

‘Putumayo’ premiado

O amazonense Aurélio Michiles, diretor do filme “Segredos do Putumayo”, recebeu esta semana em uma cerimônia emocionante o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, escolhido ‘Melhor Filme 2022’.

Rodado na Amazônia, o filme enfoca o trabalho do irlandês Roger Casement pelos direitos humanos – e principalmente de indígenas – no início do século 20 na produção de borracha na região.

Ensaio geral

Nesta quinta-feira, às 19h, será realizado no Teatro Amazonas o ensaio geral do espetáculo “Amazônia Verde para Sempre”, que vai abrir o Amazonas Green Jazz Festival na sexta-feira (21/7).

O ensaio aberto reunirá no palco do Teatro Amazonas mais de 80 profissionais, inclusive o compositor e trompetista norte-americano Ed Sarath – que assina as obras da abertura do festival.

Márcia Siqueira estreou o espaço ‘Buritijazz’ no Manauara Shopping, na programação paralela ao Green Jazz Festival

Posses no IGHA

O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) promoverá sessão solene na sexta-feira para posse dos pesquisadores e escritores Patrícia Alves de Melo e Bruno Miranda Braga nas cadeiras dos patronos Lobo D´Almada e Karl Von Den Stein, respectivamente.

A solenidade iniciará às 20h no casarão que sedia o histórico IGHA na Rua Bernardo Ramos, no Centro antigo de Manaus.

Osíris ‘cumple años’

Osíris Silva comemorou aniversário rodeado por Arabi e amigas queridas, na temporada, em Manaus

Revista ‘Amarelo’

O Casarão de Ideias anunciou sua mais nova parceria: a revista Amarelo, focada no segmento cultural.

Os exemplares podem ser adquiridos no espaço cultural da Rua Barroso, no Centro histórico de Manaus.

A nova edição destaca na capa o projeto manauara @funkeiroscult.

Jazz no buritizal

Nesta quinta-feira, a partir das 17h30, o sexteto Tracajazz apresenta um repertório variado de sucessos do jazz, na programação paralela do Green Jazz Festival, no buritizal do Manauara Shopping.

O grupo apresenta um jazz fusion que mescla diferentes estilos musicais, incluindo Jazz, Pop, MPB e regional amazônico, proporcionando uma performance inesquecível.

Já na sexta-feira (21/7), também a partir das 17h30, será a vez do Anderson Farias Trio encantar o público no palco Buritijazz. Anderson Farias é compositor, arranjador e educador musical, garantiu o segundo lugar na categoria ‘Solo e Duo’ da 10ª edição do Amazonas Green Jazz Festival, demonstrando seu excepcional talento.

Festival de sabores

Depois de participar de um food safari pela Colômbia na última semana, Denise Rohnelt de Araújo está às voltas com o lançamento da FIGA – Feira Internacional de Gastronomia da Amazônia.

O evento de lançamento acontecerá na próxima semana, apenas para jornalistas e convidados.

A edição deste ano da FIGA acontecerá entre 30/9 e 1/10 no centro de convenções Vasco Vasques, em Manaus.

Parceria editorial

A Editora Valer realizou a gravação de uma entrevistas com a jornalista e escritora amazonenses Leyla Leong, que escreve para crianças há mais de 30 anos – sempre com o olhar voltado para a natureza e os bichos.

Leyla Leong também teve uma nova obra selecionada entre 15 autores que serão ‘editados’ pela Valer, ainda este ano.

Nova edição

A Editora Valer realizará no próximo sábado (22/7), às 9h no auditório da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o lançamento da segunda edição do livro “Manaus: praça, café, colégio e cinema nos anos 1950 e 1960”, do professor e historiador José Vicente de Souza Aguiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*