Projeto cultural irá ocupar o Largo São Sebastião a partir desta quarta-feira com performances e intervenções artísticas
A partir deste dia 2 de agosto o Circuito Urbano de Arte – Cura acontece pela primeira vez fora de Belo Horizonte, cidade onde ‘nasceu’, e passa a movimentar um dos principais espaços de Manaus, na Amazônia.
“O Cura Amazônia endossa o objetivo do projeto, de levar arte urbana a novos territórios. Logo, estimulando o imaginário coletivo, ao transformar espaços urbanos. Tal qual, construindo conexões entre as pessoas por meio da arte”, afirma o texto de apresentação do projeto no site oficial.
Mirante
Assim como na capital mineira, Manaus também irá ganhar um ‘mirante de arte urbana’ no Largo São Sebastião, espécie de museu a céu aberto, ao lado do Teatro Amazonas, com acesso gratuito.
Do Mirante será possível contemplar as obras dos artistas convidados da edição: Denilson Baniwa (AM) e Olinda Silvano (Peru), que terão obras reproduzidas em fachadas de prédios no entorno do Largo São Sebastião.
Jaider Esbell
O festival também trará a Manaus “Entidades”, obra de Jaider Esbell, criada para o Cura 2021 antes de seu falecimento. “Faremos a ele essa homenagem, perpetuando seu trabalho e o afirmando vivo e mais perto da floresta”, afirma Priscila Amoni, uma das idealizadoras do Cura e curadora do festival, ao lado de Janaína Macruz e Juliana Flores.
As peças, duas serpentes com 17 metros de comprimento, já estão adornando as colunas frontais do Teatro Amazonas, em Manaus. Após o dia 12 as peças serão transferidas para o Centro Cultural Casarão de Ideias, na Rua Barroso, escolhido como guardião das obras de Jaider Esbell.
“A escolha de artistas indígenas é uma forma de homenagear a ancestralidade do território por baixo da construção urbana. Assim, nos referindo aos verdadeiros guardiães da Floresta viva”, completa Priscila Amoni.
A programação do Cura Amazônia tem curadoria musical e produção local do Graffiti Queens, um festival de grafite feminino. Desta forma, conta com DJs, musicistas e palestrantes que irão compor quatro mesas de conversa. A programação no Mirante do Largo São Sebastião acontece nos dias 11 e 12 de agosto, das 15h às 22h.
Sobre o Cura
O Circuito Urbano de Arte – Cura realizou sua sétima edição em 2022, completando 25 obras de arte em fachadas e empenas. Do mesmo modo, também no chão, sendo 18 na região do hipercentro da capital mineira. E, ainda, quatro na região da Lagoinha.
Forma, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala feita por um único festival brasileiro.