Cura – Circuito de Arte Urbana chega a Manaus

Cura – Circuito de Arte Urbana chega a Manaus

Projeto cultural irá ocupar o Largo São Sebastião a partir desta quarta-feira com performances e intervenções artísticas

A partir deste dia 2 de agosto o Circuito Urbano de Arte – Cura acontece pela primeira vez fora de Belo Horizonte, cidade onde ‘nasceu’, e passa a movimentar um dos principais espaços de Manaus, na Amazônia.

“O Cura Amazônia endossa o objetivo do projeto, de levar arte urbana a novos territórios. Logo, estimulando o imaginário coletivo, ao transformar espaços urbanos. Tal qual, construindo conexões entre as pessoas por meio da arte”, afirma o texto de apresentação do projeto no site oficial.

Mirante

Assim como na capital mineira, Manaus também irá ganhar um ‘mirante de arte urbana’ no Largo São Sebastião, espécie de museu a céu aberto, ao lado do Teatro Amazonas, com acesso gratuito.

Do Mirante será possível contemplar as obras dos artistas convidados da edição: Denilson Baniwa (AM) e Olinda Silvano (Peru), que terão obras reproduzidas em fachadas de prédios no entorno do Largo São Sebastião.

Jaider Esbell

O  festival também trará a Manaus “Entidades”, obra de Jaider Esbell, criada para o Cura 2021 antes de seu falecimento. “Faremos a ele essa homenagem, perpetuando seu trabalho e o afirmando vivo e mais perto da floresta”, afirma Priscila Amoni, uma das idealizadoras do Cura e curadora do festival, ao lado de Janaína Macruz e Juliana Flores.

Peças de Jaider Esbell adornam as colunas do Teatro Amazonas, em Manaus, no festival Cura

As peças, duas serpentes com 17 metros de comprimento, já estão adornando as colunas frontais do Teatro Amazonas, em Manaus. Após o dia 12 as peças serão transferidas para o Centro Cultural Casarão de Ideias, na Rua Barroso, escolhido como guardião das obras de Jaider Esbell.

“A escolha de artistas indígenas é uma forma de homenagear a ancestralidade do território por baixo da construção urbana. Assim, nos referindo aos verdadeiros guardiães da Floresta viva”, completa Priscila Amoni.

Serpentes cósmicas de Jaider Esbell já foram expostas no lago do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (Foto: Cícero Pedrosa Neto/Amazônia Real)

A programação do Cura Amazônia tem curadoria musical e produção local do Graffiti Queens, um festival de grafite feminino. Desta forma, conta com DJs, musicistas e palestrantes que irão compor quatro mesas de conversa. A programação no Mirante do Largo São Sebastião acontece nos dias 11 e 12 de agosto, das 15h às 22h.

Sobre o Cura

O Circuito Urbano de Arte – Cura realizou sua sétima edição em 2022, completando 25 obras de arte em fachadas e empenas. Do mesmo modo, também no chão, sendo 18 na região do hipercentro da capital mineira. E, ainda, quatro na região da Lagoinha.

Intervenção artística em Belo Horizonte durante edição do festival Cura

Forma, assim, a maior coleção de arte mural em grande escala feita por um único festival brasileiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*