Festival de cinema da Amazônia inicia hoje

Festival de cinema da Amazônia inicia hoje

O Festival de Cinema da Amazônia Olhar do Norte terá abertura na noite desta terça-feira no Teatro Amazonas, em Manaus, com acesso gratuito e uma vasta programação de entretenimento. A novidade deste ano é que a cerimônia de abertura será transmitida pela TV Encontro das Águas – a emissora que integra a área de comunicação pública do governo do Estado do Amazonas – a partir das 20h (horário de Manaus).

O Festival Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set.

Com 50 filmes selecionados para a programação 2023, a quinta dição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será realizado de 22 a 25 de agosto em três espaços no Centro de Manaus (AM): Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e Palácio da Justiça. Além de exibição de filmes a programação contempla rodas de conversas, debates, oficinas e premiação. Toda programação é gratuita e está no www.festivalolhardonorte.com.

Cinema da Amazônia

Em 2023, o Olhar do Norte, realizado em Manaus (AM), chega à quinta edição e anuncia uma nova fase e conceito artístico.

O evento, realizado de forma independente pela Artrupe Produções, passa a ser chamado Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte e, com isso, amplia a participação na Mostra Amazônia, principal competitiva do evento, para todos os Estados da Amazônia Legal. Filmes do restante do Brasil podem participar em outras categorias. 

Transmissão pela TV

De acordo com a divulgação do festival, os primeiros 15 minutos da transmissão pela TV Encontro das Águas serão conduzidos pela apresentadora Elis Marinheiro e o crítico de cinema e fundador do Cine Set, Caio Pimenta. A dupla irá trazer ao público a proposta do festival, os filmes das mostras competitivas e informar sobre as principais oficinas e atividades formativas da programação do Olhar do Norte 2023. 

A partir das 20h15, a cerimônia no palco do Teatro Amazonas inicia com a condução de um dos curadores do evento, o ator e diretor Diego Bauer. Entre as atrações da noite de abertura do festival aparecem um show especial da cantora Elisa Maia, lançando o EP audiovisual ao vivo intitulado “Dança Sozinha Sessions”, e uma homenagem a Ednelza Sahdo, a ‘dama do teatro amazonense’ que faleceu no dia 1º de dezembro de 2022 aos 78 anos. 

A transmissão será encerrada antes da exibição dos filmes de abertura do festival, o curta amazonense “Castanho”, de Adanilo, e o longa “A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, premiado no último Festival de Cannes, na França.

Mais novidades

Um estúdio de mesacast será montado no hall do Teatro do Amazonas, para realizar entrevistas exclusivas com diretores, atores e produtores e convidados especiais do evento.

O Estúdio Cine Set e Sonoraplay terá entrevistas e bate-papos em três formatos: podcasts no Deezer e Spotify, postagens em fomato Reels no Instagram e conversas em formato de mesacast no canal do Cine Set no YouTube e no próprio Sonoraplay. A produção contarácom o apoio dos estudantes do projeto Cine & Vídeo Tarumã, cineclube da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Serviço: 

O Quê: Cerimônia de Abertura do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 

Quando: 22 de agosto de 2023 

Onde: Teatro Amazonas 

Quanto: Gratuito 

Pela TV: Transmissão Ao Vivo – TV Encontro das Águas a partir das 20h

Informações: www.festivalolhardonorte.com  e @olhardonorte (instagram)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*