Evento debate as novas economias na Amazônia

Evento debate as novas economias na Amazônia

Conferência internacional inicia hoje em Belém, no Pará, reunindo organizações sociais, academia, empresariado e governos, além de Tony Blair e Ban Ki-Moon

A capital do Pará sedia entre esta quarta-feira (30/8) e a sexta-feira (1º/9) a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, evento reunirá apresentações, debates e exposições de negócios, com a participação de autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças que atuam em iniciativas relacionadas à Amazônia.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que pretende, com isso, mostrar o ‘lado bom’ desse segmento – buscando apoio de acadêmicos, dos governos e de diferentes setores da economia para debater o avanço e o fortalecimento de soluções que conciliem o desenvolvimento econômico, a redução das desigualdades e a conservação das florestas e da sociobiodiversidade.

São esperadas participações do ex primeiro ministro britânico Tony Blair e do ex secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon.

No campo empresarial, é confirmada a presença do diretor-presidente do Grupo Bemol, no Amazonas, Denis Minev, e de Oskar Metsavaht, da Osklen, que atuam com projetos de sucesso na região amazônica.

Os dois participam da mesa-redonda inaugural, na noite desta quarta-feira, após a palestra magna com Ban Ki-Moon, ex-secretário-geral da ONU.

Programação

A abertura acontecerá nesta quarta, a partir das 17h (horário de Brasília), com discursos do governador do Pará, Helder Barbalho; de Raul Jungmann, diretor-presidente do Ibram; e de María Alexandra Moreira López, secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Às 18h45, começa a palestra magna, com Ban Ki-moon, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas.

Às 20h, tem início a mesa inaugural, com o tema: “O que a Amazônia oferece e o que o mundo precisa”, com a presença de:

  • Raul Jungmann, diretor-presidente do Ibram
  • Denis Minev, diretor-presidente da Bemol
  • Eduardo Bartolomeo, diretor-presidente da Vale
  • Izete dos Santos Costa, diretora da Filha do Combu Chocolates e Doces Artesanais
  • Joana Martins, CEO e diretora de Operações da Manioca
  • Oskar Metsavaht, da Osklen, Instituto-E, e embaixador da Boa Vontade da Unesco para Sustentabilidade
  • Neidinha Suruí (Ivaneide Bandeira Cardozo), da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé
  • Puyr Tembé, secretária de Povos Tradicionais do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*