Feira de gastronomia reúne chefs em Manaus

Feira de gastronomia reúne chefs em Manaus

Com o tema ‘Turismo Gastronômico’, o evento acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro em Manaus com exposições, palestras, degustação e espaço inédito para ‘mini chefs

A quinta edição da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA) – a maior feira gastronômica da região Norte do Brasil – acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a partir das 10h, no Centro de Convenções Vasco Vasques em Manaus, Amazonas.

Com o tema ‘Turismo Gastronômico’, o evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), e pretende mostrar como o tripé cultura, turismo e gastronomia podem desenvolver esse segmento do turismo, muito trabalho em alguns países europeus e nos países vizinhos como Colômbia, Peru, Argentina, Chile, para citar alguns.

O evento que acontece desde 2015 tem a curadoria da jornalista Denise Rohnelt Araújo (Letras Saborosas) e vai receber chefes de cozinha renomados da gastronomia local, nacional e internacional.

Os chefs do Amazonas Felipe Schaedler (Banzeiro e Moquém), Elisângela Valle (Tambaqui de Banda e Muy Gringo), Selma Reis (Zefinha), Hiroya Takano (Shin Suzuran) e a chef Maria do Céu Athayde já estão confirmados.

Quem vem a Manaus e participar da primeira vez da FIGA 23 são os chefs Paulo Machado, que vai trazer suas rotas pantaneiras e o Food Safari; Luana Oliveira, que irá falar sobre as ‘Rotas gastronômicas indígenas do Tocantins’; Amanda Vasconcelos, do Acre, vai falar do empreendedorismo feminino; e a paraense Daniela Martins irá apresentar receitas afetivas de suas avós.

Diretamente de Cartagena na Colômbia, o chef Jaime Rodriguez – do restaurante Celele – vai trazer o seu Projeto Caribe Lab que investiga a cultura gastronômica e biodiversidade. E a especialista colombiana em turismo gastronômico Verónica Socarras, que irá mostrar o desenvolvimento da Marca Colômbia de Gastronomia.

Outro convidado do evento é o chileno Heinz Wuth, que faz um trabalho nas redes sociais sobre os seus conhecimentos de ciência e cozinha, sendo um grande divulgador da gastronomia científica.

Detalhes da FIGA

A feira é conhecida por reunir alguns dos maiores nomes da gastronomia regional, nacional e internacional, além de empresas parceiras de diversos segmentos, órgãos públicos, empresários e empreendedores do setor de alimentação fora do lar.

A quinta edição busca fortalecer a economia da região amazônica a partir do Turismo, que tem na gastronomia um forte aliado para geração de emprego e renda, negócios, networking e inserção do Amazonas na rota do turismo gastronômico nacional e internacional.

O evento contará com exposição de produtos e serviços nos mais de 100 estandes espalhados pelo Centro de Convenções Vasco Vasques, rodadas de negócios, dicas de empreendedorismo, aulas-show com chefs renomados do universo gastronômico e palestras de aperfeiçoamento para o setor de alimentação fora do lar e público em geral.

Chef pantaneiro

Um dos destaques da FIGA, est ano, será o chef Paulo Machado irá apresentar no evento seus pratos que fazem sucesso em todas as rotas gastronômicas do Pantanal. Sua cozinha tem por base os sabores de sua terra natal, o Mato Grosso do Sul.

Atualmente ele integra o projeto ‘Brasil em Sabores’ promovido pelo Ministério das Relações Exteriores com objetivo de divulgar a cozinha brasileira no mundo, sendo ‘Embaixador Gastronômico da Região Centro-oeste’.

Chef Paulo Machado

Criador e pesquisador do Instituto Paulo Machado, empreendedor e apresentador com os selos ‘Food Safari’ e ‘Rota Gastronômica Pantaneira’, autor do livro “Cozinha Pantaneira: Comitiva de Sabores”. É também colunista de gastronomia e viagens na rádio CBN Campo Grande e apresentador de TV no Canal Modo Viagem do GNT e Hey Ho! e Globo Play.

Mini Chefs

A principal novidade deste ano será a ‘Sala de Oficina para Mini Chefs Cigás’, espaço inédito voltado ao público infantil, onde as crianças e pré-adolescentes, apaixonados por gastronomia ou não, poderão criar alguns pratos e ter essa experiência de estímulo da criatividade através da relação com os alimentos.

O espaço também contará com personagens (mímicos interagindo na feira no horário de funcionamento e direcionando as crianças pelo espaço), além de um aparelho de audiodescrição para pessoas com problemas de visão e intérprete de Libras – em um evento pensado para englobar todos os públicos.

Espaço Sebrae

Outro destaque da Feira são as rodadas de negócios no ‘Espaço Sebrae’, parceiro desde a primeira edição, que geram uma verdadeira troca de conhecimento e experiência aos apaixonados pela Gastronomia, já que reúne várias vertentes propagadoras do setor, contribuindo assim com o aumento da rede de relacionamento entre os segmentos envolvidos na cadeia do turismo gastronômico.

Presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini

Para o presidente da Abrasel no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, as expectativas para esta edição são as melhores. “A cada edição a Feira se reinventa e se fortalece no cenário local, tornando-se um evento aguardado não só por profissionais do setor, mas pela população de modo geral. Portanto, temos esse dever de continuar esse legado de sucesso que é a FIGA, evento importantíssimo para divulgação do que temos de
mais rico na nossa região, que é a nossa gastronomia, e como ela pode impactar na economia, a partir do turismo, trazendo infinitas oportunidades de negócios para a nossa população”, afirma Zamperlini.

A FIGA é uma realização da Abrasel – Associação de Bares e Restaurantes no
Amazonas -, e acontece nos dias 30 de setembro e 1º de outubro no Centro
Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

A entrada é gratuita e para se inscrever basta acessar o site oficial da feira: www.figa2023.com.br e conferir toda a programação de aulas show e palestras. Lembrando que é indispensável a inscrição para a retirada do ingresso, e ter acesso aos dois dias do evento.

Acompanhe as redes sociais @letrassaborosas e @abraselam para ficar por dentro de todas as novidades e acontecimento da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica – FIGA 23.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*