Jandr Reis homenageia Manaus com exposição

Jandr Reis homenageia Manaus com exposição

Exposição do artista visual amazônida reúne trabalhos inéditos no Shopping Ponta Negra em comemoração ao aniversário de Manaus

O aniversário de Manaus vai ganhar uma homenagem em forma de arte com a exposição ‘Jaraquiart e as Cúpulas da Amazônia’, do artista plástico Jandr Reis, em parceria com o Shopping Ponta Negra, de 17 a 27 de outubro, no piso L2, do centro de compras, que fica na avenida Coronel Teixeira, 5705, na Ponta Negra.

Jandr expõe 15 obras inéditas, todas em acrílica sobre telas gigantes. Nas imagens, saltam aos olhos as cúpulas amazônicas com mandalas que, segundo o artista, simbolizam os bordados de sua mãe, assim como também fazem referência à beleza das cerca de 400 ilhas do arquipélago do Parque Nacional de Anavilhanas, em Novo Airão.

Com mais de 30 anos de carreira, Jandr Reis busca retratar aspectos da fauna, flora e cultura amazônicas com o sentimento de que a Amazônia é seu quintal, como ele mesmo diz, e que precisa ser cuidada. A escolha por telas gigantes, para ele, representa o processo de formação da Amazônia e toda a sua grandiosidade.

Em novembro de 2021, o artista plástico apresentou a mostra “Jaraquiart”, no Palacete Provincial, comemorando seus 30 anos de carreira artística, começando ali a série que tem ganhado novas formas a cada ano.

A gerente de marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, diz que a exposição é uma forma de homenagear o aniversário de Manaus, destacando a arte e o talento de seus artistas. “Nada melhor do que homenagear nossa cidade, traduzindo toda a sua riqueza e diversidade a partir do trabalho artístico de Jandr Reis, que tem forte vinculação com a defesa da Amazônia”, ressalta Priscila.

Sobre Jandr Reis

Nascido em Óbidos, no Pará, e radicado em Manaus desde 1980, Jandr Reis é formado em Comunicação Digital, Design e Multimídia pela Universidade Paulista (UNIP), e pós-graduado em Museologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Procurou aprimorar-se nas pinturas (objetos/instalações), utilizando modelo vivo, cinema e mídias contemporâneas, através de cursos realizados no Rio de Janeiro, como no MAM, Escola de Artes Visuais, Parque Lage e Funarte, entre outros. Foi artista mapeado na Região Norte em 99/2000 e 2001/2002, pelo Projeto Rumos Visuais Itaú Cultural. Hoje, é um dos responsáveis pelas curadorias e exposições de Galeria e Centros Culturais, Órgãos da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. Participou de exposições coletivas nacionais e internacionais.

Em novembro de 2021, criou a videoinstalação “Mãos que Matam” – um grito de alerta sobre a poluição dos rios, feita com luvas de uso doméstico e materiais retirados do próprio rio. Com a mesma exposição participou do Festival Cultural do Brasil em Viena, Áustria, este ano.

Sobre o Shopping Ponta Negra
Localizado no bairro Ponta Negra, área de expansão imobiliária e de forte apelo turístico, o Shopping Ponta Negra foi inaugurado em 08 de agosto de 2013, trazendo a Manaus uma proposta diferenciada de centro de compras. O empreendimento reúne um mix que se destaca pelas marcas exclusivas, nacionais e internacionais. São 135 opções de lojas nos segmentos de moda, serviço, entretenimento e gastronomia, com grande variedade de fast-foods e restaurantes, além de 10 salas de cinema de última geração da rede Cinépolis (incluídas salas VIP e tecnologia 3D).

O Ponta Negra é pet friendly, permitindo circulação de animais de pequeno e médio porte em suas dependências e conta com Espaço Família, bicicletário, empréstimo de cadeiras de rodas motorizadas e carrinhos de bebê, e wi-fi gratuito.

Com informações e fotos da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*