Coluna do site rogeriopina reúne notas e fotos

Coluna do site rogeriopina reúne notas e fotos

A coluna do site rogeriopina reúne notas informativas, em variados segmentos, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Leyla Leong na exposição de Van Gogh – Polo Industrial de Manaus ganha evento em Brasília – Papa Francisco escolhe novo bispo auxiliar de Manaus – Parintins ganha laboratório digital – Marilene Corrêa lança novo livro sobre a Amazônia – Pesquisadora do Inpa, Noemi Kazue está entre finalistas do Prêmio Jabuti 2023 Paulo Afonso Sampaio vence reality show de cozinha

Laboratório de projetos

A comunidade acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas está em festa com a inauguração do prédio que abrigará os laboratórios do projeto Ocara.

A iniciativa, resultado da parceria entre a instituição e a Samsung, trará benefícios à população de Parintins, município onde está implantado o Polo de Empreendedorismo Digital da Amazônia, no mesmo terreno onde funciona o Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA).

Novo bispo auxiliar

O padre Hudson Ribeiro, pároco da catedral de Manaus, foi nomeado pelo Papa Francisco o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese da capital amazonense.

A notícia foi bem recebida pela comunidade local, que o considera estudioso, dedicado e competente em sua missão.

Além de ter pós-doutorado em Psicologia e o título de Mestre em Cooperação Internacional/Educação, ele também coordena o Setor Centro Histórico e atua na Pastoral do Povo da Rua.

Brasil em sabores

Uma delegação brasileira participou na última semana na Espanha do Congresso Mundial de Ciência e Cozinha, evento sediado na Universidade de Barcelona.

Este ano a delegação contou com 12 brasileiros ligados ao setor da gastronomia e, mais uma vez, a ‘chefa’ da delegação foi Denise Rohnelt de Araújo – que destacou a participação de especialistas em palestras e workshops.

Passo a passo

O empresário Anderson Birman, fundador da Arezzo & Co, lançou no final de semana em São Paulo seu livro “A Cada Passo”, durante evento concorrido na livraria Travessa do Shopping Iguatemi.

O momento reuniu familiares, amigos e personalidades do mundo dos negócios, da moda e da arte que foram prestigiar o empresário.

Nas fotos de Lu Prezia e Jessica Oliveira, algumas presenças na noite estrelada.

Marilene eterna

A Academia Amazonense de Letras produziu evento para celebrar Marilene Corrêa da Silva Freitas, que lançou mais um livro – desta vez em parceria com Robério Braga, sobre as famílias políticas do Amazonas.

Uma variação de sua extensa bibliografia sobre o Amazonas e Amazônia, que reuniu escritores, pesquisadores e admiradores que foram ao evento prestigiá-la.

‘Alemão’ presente

A família Fink Lauschner usou as redes sociais para informar sobre uma mudança importante nos canais de contato relacionados a Luiz Lauschner, o Alemão, que nos deixou no mês passado.

Como esposa e administradora de sua herança digital, Audrey Fink Lauschner terá a responsabilidade de gerir suas comunicações e presença online em memória ao seu legado.

Cozinheiro top

O querido Paulo Afonso Sampaio foi o vencedor do reality show de cozinha ‘The Box’, apresentado pela TV A Crítica, em Manaus.

Destaque para a apresentação – sempre equilibrada – de Adlinez Moreno, e participação de convidados.

Arnaldo ‘ao vivo’

O artista plástico Arnaldo Garcez comandou um ‘exclusive dinner jazz’ no restaurante Terra e Mar, no último final de semana, com exposição de pinturas expressionistas e inéditas, de técnica mista, acrílico e aquarela.

Além do jantar ao som do trilhas de jazz, Arnaldo também produziu pinturas ‘ao vivo’ durante a noitada.

Temporada manauara

Com base há muito em São Paulo, Lane Craddock está em nova temporada por Manaus, onde decidiu reunir a família para comemorar o aniversário.

O domingo foi dedicado a ‘matar a saudade’ do café regional e suas delícias, em espaço temático no Centro histórico da capital amazonense.

Polo de Manaus em evidência

Dirigentes do Instituto Piatam, Alexandre Rivas e Manoel de Castro Paiva estiveram em Brasília participando da edição anual da Fespim – Feira do Polo Industrial de Manaus -, que contou com área de exposição de empresas do PIM e também mesas temáticas sobre assuntos que dominam a Amazônia.

Manoel Paiva, Alexandre Rivas e o professor Carlos Freiras no evento que mostrou o Polo Industrial de Manaus ao Brasil

O Instituto Piatam é parceiro da Superintendência da Zona Franca de Manaus nos segmentos que tratam da sustentabilidade do modelo e da região amazônica, como um todo.

Orsine Oliveira Jr., um dos organizadores do evento em Brasília, com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o senador pelo Amazonas Omar Aziz

Fomento à leitura

Autora dos livros ‘Brilhos na Floresta’ e ‘A porteira Azul’, Noemia Kazue – que tem base em Manaus – está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2023, na categoria Fomento à Leitura, com o trabalho intitulado ‘Linklado: teclado digital para línguas indígenas’.

A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia também faz parte do seleto time publicado pela Editora Valer – que postou uma bonita homenagem nas redes sociais.

Cenário mágico

Frequentadora do circuito cultural de Manaus, Leyla Leong conferiu a exposição imersiva de Van Gogh, que pode ser visitada na cidade.

O evento é um espetáculo de projeções imersivas, com efeitos e movimentos de videografismo em obras consagradas.

O espaço da mostra, que mistura de arte e tecnologia, traz projeções de 360º em alta definição, e oferece, ainda, uma incursão nas obras de Monet, Renoir, Gauguin e Cézanne – quatro dos principais nomes do impressionismo e pós-impressionismo.

Com informações e fotos das assessorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*