21,novembro 2024

ExpoAmazônia Bio&TIC inicia em Manaus

Começa nesta terça-feira o maior evento de tecnologia e bioeconomia da Região Norte com foco no ecossistema de inovação e de negócios relacionados à ‘economia verde

A partir desta terça-feira (28/11) até quinta-feira (30) a ExpoAmazônia BIO&TIC reunirá empresários, pesquisadores, gestores públicos e estudantes em torno das melhores estratégias para fomentar a ‘economia verde’, se posicionar no mercado de inovação e conhecer soluções práticas e sustentáveis para driblar desafios antigos – como o de manter a floresta em pé, gerando renda, empregos e qualidade de vida para a população do Norte. E por que não dizer do Brasil? Visto que o Bioma Amazônia ocupa aproximadamente 40% do território nacional e tem influência sobre o resto do País e até da América do Sul.

Esta segunda edição do evento será realizada no Studio 5 Centro de Convenções, na região do Distrito Industrial de Manaus. O acesso a toda programação do evento – que inclui palestras no palco principal,  trilhas de conhecimento, expositores e as arenas games e de negócios, além de Startup Zone e Code Challenge – é gratuito. A inscrição para participar do evento deve ser feita pelo aplicativo oficial da ExpoAmazônia, tanto na Play Store, quanto na Apple Store, ou no site expoamazonia.com.

Eixos temáticos

Nesta edição, o evento oferecerá seis eixos temáticos: Bioeconomia, Biotecnologia e Mercados; Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Valorização dos Saberes Tradicionais; Produções Acadêmicas em BIO&TIC; Tecnologia da Informação e Comunicação e Mercados; e Economia Criativa e Cultura.

“Como o próprio nome diz Bio, vem de Bioeconomia e Biotecnologia, e TIC, se refere a Tecnologia da Informação e Comunicação, ou seja, a feira reúne pesquisas e oportunidades para quem quer se reposicionar no mercado de trabalho e também para o jovem que ainda não decidiu os caminhos profissionais. Além disso, para os empreendedores e pesquisadores, o evento representa uma ótima oportunidade de conexão e possibilidade de alavancar negócios, e fechar parcerias.”, observa o diretor executivo do Polo Digital de Manaus, Murilo Monteiro.

A Associação do Polo Digital realiza o evento com parceiros como o Idesam que, desde o final de 2018, coordena o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) do Governo Federal para o Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima, e traz para a feira 10 soluções inovadoras para a sustentabilidade das cadeias de Valor da Amazônia. O Demoday do PPBio vai reunir startups nativas que vão mostrar soluções criativas para superar obstáculos na cadeia de produção de alguns itens regionais.

Sobre a Expo

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, Prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

Além de discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação da região como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia, a feira visa fortalecer os ecossistemas de Bio&TIC e integrá-los constantemente com os atores dos ecossistemas nacionais e internacionais de inovação.

Com informações e fotos da assessoria

Rogerio Pina

Aqui você encontra novidades e imagens a partir de Manaus, na Amazônia, com turismo, negócios e coluna de variedades

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA

POSTAGENS DO SITE

PUBLICIDADE