‘Jaraqui Graúdo’ chegou à oitava edição e reconheceu os melhores de 2023 em 19 categorias; a premiação integrou a programação da ExpoAmazônia Bio&TIC
O clima de final de campeonato com direito a torcida animada sinaliza que a premiação organizada por voluntários da comunidade Jaraqui Valley arrebatou o coração de todos que estão envolvidos no ecossistema de inovação e negócios do Amazonas. Na última semana a premiação Jaraqui Graúdo chegou à oitava edição e reconheceu os melhores de 2023 em 19 categorias. A premiação integrou a programação da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, evento de tecnologia e bioeconomia realizado em Manaus.
“No início de 2012, Manaus iniciava um movimento de negócios digitais que foi se organizando até se estabelecer uma comunidade e foi natural que essa comunidade com o passar do tempo elaborasse uma premiação para reconhecer os melhores talentos daquele período. Este ano, na primeira fase da premiação tivemos 521 formulários”, explicou a porta-voz da Comunidade Jaraqui Valley, Isis Arébalo, que também era uma das indicadas na categoria Herói/ Heroína do Ano.
Dividida em três fases, a premiação permite a participação do público na primeira delas, que indica os nomes de pessoas físicas e jurídicas para as categorias como Assessoria e Consultoria; Empreendedor do ano; Veículo de Comunicação; Reportagem do ano; Espaço de Inovação; Corporate; Evento do ano; Incubadora; Aceleradora; Mentor do ano; Universidade; Programa para Startups; Instituição de Inovação; Investidor Anjo; Herói/ Heroína do ano; Negócio de Impacto Social; Startup Revelação e Startup do ano.
Depois, a Comunidade Jaraqui Valley seleciona um grupo composto por 60 pessoas – denominado de Academia – para analisar os nomes que conseguiram se destacar nesta votação aberta. Nesta segunda fase, a votação é fechada para este grupo que integra personalidades divididas nos pilares que compõem o ecossistema da inovação como pesquisa, governo, startups, investidores e representantes do ecossistema.
Daí, sai a lista com os finalistas de cada categoria. A terceira fase da premiação também é fechada para os membros da academia que escolhem os melhores nas 18 categorias. A premiação também elege a personalidade do ano, mas esta categoria não vai a votação, pois é uma homenagem que a comunidade faz para uma determinada pessoa que tem forte desempenho empresarial e pessoal no fortalecimento do ecossistema.
Confira a lista dos ganhadores por categoria:
Assessoria e Consultoria: Manaus Tech Hub
Empreendedor do Ano : Tulio Condé
Veículo de Comunicação: Portal I9Brasil
Reportagem do Ano: “Manaus é celeiro de empresas de tecnologia e startups“
Espaço de Inovação: Casarão da Inovação
Corporate: Samsung
Evento do ano: Ocean Innovation Week
Incubadora: Inbiota
Aceleradora Manaus: Tech Hub
Mentor do Ano: Daniel Goettenauer
Universidade: UEA
Programa para Startup: Inova Amazônia
Instituto de Inovação: Sidia
Investidor Anjo: Denis Minev
Herói/ Heroína do Ano: Michella Lasmar
Negócio de Impacto Social: Hermanitos
Startup Revelação: Chemical
Startup do Ano: Navegam
Personalidade do ano: Ananda Carvalho
Entre os premiados, aparecem estreantes no ecossistema, como o portal I9Brasil, criado há apenas sete meses pela jornalista Amanda Mota, que se encantou pelos caminhos da inovação e agregou isso ao jornalismo.
“Essa premiação impulsiona a equipe a continuar firme no propósito de bem informar sobre as newstec mais importantes, com especial atenção ao Norte e Nordeste brasileiro. E que venham mais pautas, mais inovações, mais empreendedorismo, mais tecnologia para Manaus, para o Amazonas, para a Amazônia, o Norte e Nordeste brasileiro. Pois, o I9BRASIL quer dar para essas regiões mais oportunidades de divulgação de suas notícias com foco no ecossistema inovador e empreendedor.”, comentou a CEO do I9Brasil, Amanda Mota.
A veterana Manaus Tech Hub foi um dos maiores destaques da premiação, neste ano, levando três prêmios nas categorias: Assessoria e Consultoria, Aceleradora e Instituto de Inovação. O Manaus Tech Hub é um espaço para promover o crescimento e desenvolvimento de startups dentro do Sidia – Instituto de Ciência e Tecnologia.
O empresário Tulio Condé também ‘pescou’ dois jaraquis graúdos nas categorias Empreendedor do Ano, à frente da Venture Hub e AeroRiver, além de Negócio de Impacto Social, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, que promove uma série de projetos voltados pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas, em Manaus.
“A emoção maior foi ser reconhecido pelo trabalho com o Hermanitos. É difícil comparar alegrias, mas o Hermanitos é celebração do resultado de uma equipe com propósito que a gente busca transformar a vida das pessoas, criando oportunidades para profissionais refugiados imigrantes. Em cinco anos de Hermanitos, a gente já empregou mais de mil profissionais”, comemora Tulio Condé.
O prêmio mais esperado e comemorado foi para o Navegam, eleita a Startup do Ano. Fundada em 2019 por Geferson de Oliveira, Jorge Alves e Hélio Souza para otimizar o transporte fluvial na região amazônica, facilitando o acesso a informações sobre frete e transporte de passageiros.
A Navegam consiste em um módulo interno para embarcações gerenciarem informações sobre venda de passagens e um aplicativo para efetuar as vendas, tanto na própria embarcação, quanto nas agências que comercializam essas passagens. A gestora Michele Guimarães entrou na sociedade e durante a comemoração do prêmio, convidou as mulheres a participarem do ecossistema de inovação de Manaus.
“Mulheres, vamos assumir nosso lugar de liderança e posição! Faltam mais mulheres no ecossistema de inovação em Manaus. Eu sempre falo que a gente ser reconhecido dentro da nossa Amazônia é muito importante, porque a Navegam nasceu para solucionar problemas dos amazônidas”, observou a gestora.
Com informações da assessoria e fotos de Kiko Sanchez