Novo sistema de climatização irá proporcionar mais conforto aos passageiros e redução na ‘pegada’ de carbono; dirigentes do aeroporto participam de painel sobre “Redes de Transporte Sustentáveis na Amazônia”
O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, passa por por importantes transformações em sua estrutura. Uma das medidas em andamento é a modernização do sistema de climatização em todos os ambientes do terminal, anunciou a assessoria.
O processo de revitalização passará por seu ponto crucial a partir do próximo dia 21 de novembro com a paralisação, por até 25 dias, da grande central de água gelada (CAG) – equipamento responsável pela refrigeração geral do ambiente – e durante o período contará com equipamentos temporários para funcionamento.
As obras de revitalização do sistema de climatização trarão melhorias efetivas no conforto térmico com reduções no consumo de energia elétrica e, consequentemente, da pegada de carbono.
O processo de modernização foi iniciado em 2022, com a realização de algumas medidas de melhoria da ambiência térmica e eficiência energética, como a instalação de 23 mil metros quadrados de mantas térmicas, que resultaram na redução significativa do calor proveniente da cobertura para o ambiente interno. Também foram instaladas potentes máquinas temporárias na sala de embarque, assegurando o conforto dos passageiros nesta área.
As novas intervenções trarão resultados efetivos para a melhoria do conforto térmico no aeroporto. Serão, ao todo, 3.000 TRs, o equivalente a 36 milhões de BTUs, sendo revitalizados com uma forte preocupação de implantar um projeto sustentável. Das inovações relacionadas com a sustentabilidade, destaca-se o reuso da água, o controle de temperatura, umidade e filtragem microbiológica do ar, tudo isto com automação, o que irá gerar ainda mais eficiência energética.
A estrutura de climatização que foi recebida no início da concessão, com equipamentos com alto grau de degradação por falta de manutenção e desgastes irreparáveis, agora está sendo revitalizada, no que é conhecido como abordagem retrofit.
A fase mais robusta das obras que envolvem o sistema de climatização de ar do aeroporto está prevista para encerrar em janeiro de 2024.
A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca: “Nossa empresa tem o firme propósito de promover experiências positivas aos passageiros, e temos metas ambiciosas de redução do consumo de energia e da pegada de carbono. Essas obras, portanto, visam melhorar o conforto térmico do terminal reforçando nosso compromisso com o meio ambiente, a sustentabilidade e a conectividade”.
VINCI Airports no Amazonia Summit
A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, e o diretor institucional da VINCI Concessions, no Brasil, Thierry Besse, participaram, na última semana em Manaus, do painel “Redes de Transporte Sustentáveis – Como conectar a Amazônia ao Brasil e ao mundo?”, dentro da programação do GRI Amazonia Alliance Summit 2023.
O evento reuniu investidores nacionais e internacionais, autoridades do setor público, organismos multilaterais, think tanks e organizações da sociedade civil com o objetivo de lançar a agenda do GRI Amazonia Alliance. Thierry Besse foi o mediador do painel.
Organizado pela GRI Club Infra, o GRI Amazonia Summit quer promover o desenvolvimento sustentável por meio de investimentos em projetos de infraestrutura e energia. A VINCI Airports é uma das patrocinadoras e alinha-se ao evento por ter uma política ambiental sólida e ambiciosa no combate às mudanças climáticas e projetos sustentáveis.
A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca: “Os aeroportos que integram a rede VINCI Airports em todo o mundo estão empenhados em, até 2030, ser zero aterro, reduzir pela metade a pegada de carbono, ter uso zero de pesticidas e reduzir pela metade o consumo de água. Além disso, nos aeroportos do Norte do país também trabalhamos para sermos um catalisador do desenvolvimento da região, trazendo mais visibilidade à Amazônia”.
Sobre o aeroporto de Manaus
O Aeroporto de Manaus, integrante da rede VINCI Airports, localizado no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do país.
Com informações e fotos da assessoria