Estreia de Fafá de Belém lota Teatro Bradesco, em São Paulo, dando a largada na turnê que reúne clássicos da carreira e temas de novelas, em uma receita que deu certo
A repercussão na mídia tem sido positiva, o que é um bom termômetro. E quem esteve presencialmente no último final de semana em São Paulo assistindo o show que deu a largada na nova turnê de Fafá de Belém, aprovou o que viu.
Chamado ‘Temas de Novelas e Grandes Sucessos‘, show é bem mais que isso. “Mantém o alto nível cênico de Humana, mas em atmosfera quente, amazônica, com referências aos povos indígenas, evocados pelas palhas do primeiro dos três figurinos criados por Luiz Cláudio Silva”, escreveu o crítico Mauro Ferreira, do G1, que rasgou elogios para o repertório e a apresentação em São Paulo.
O show teve uma espécie de pré estreia em Porto Alegre, na semana passada, em uma tendência que vem se consolidando no Brasil – de dar a largada em turnês em cidades de menor porte, onde ainda cabem ajustes. Ali o show foi chamado ‘A filha do Brasil’.
Temas de novelas
Inspirada pela sua primeira live musical, realizada em junho de 2020, durante o período da pandemia, a primeira parte do show prioriza as músicas das décadas de 1970 e 80, quando Fafá dominava as trilhas de novelas da Globo – o que garantiu reconhecimento nacional.
Logo na abertura do show, Fafá mostra sua potência musical ao cantar, como introdução, Indauê Tupã. Na segunda parte do show ela retoma a pegada amazônica apresentando uma versão clássica da toada “Vermelho” – relembrando a fase ‘amazonense’, quando andou frequentando o festival dos bumbás de Parintins.
Em meio a isso desfila uma série de clássicos como ‘Abandonada’ e temas seus e de outros artistas, como ‘Coração do Agreste‘ (novela Tieta do Agreste), ‘Nuvem de Lágrimas’, em parceria com a dupla Chitãozinho e Xororó (novela ‘Barriga de Aluguel’), ‘Foi Assim’ (novela ‘Te Contei?‘) e ainda ‘Aguenta Coração‘, de José Augusto (novela ‘Barriga de Aluguel‘), ‘O Amor e o Poder‘, de Rosana (novela ‘Mandala‘) e ‘Alma Gêmea’, de Fábio Jr. (novela ‘Alma Gêmea’).
Outros clássicos
O show também reserva bons momentos que ficaram guardados na memória do melhor da Música Popular Brasileira, mais ainda na interpretação de Fafá. É o caso de ‘Viola enluarada‘, ‘Ontem ao luar‘ e ‘Sob Medida‘. Claro que não poderia faltar ‘Bilhete‘, clássico ‘rasgado’ de Ivan Lins e Vitor Martins.
Comemorando o sucesso do show, Fafá relembra: “A live com músicas de novelas nasceu da necessidade que eu senti de comunicação entre as pessoas com mais de 60 anos que estavam presas em casa durante a pandemia. Eu vi acontecer (na época das lives) muita coisa para gente jovem, mas eu não me sentia representada pelos shows que estavam acontecendo virtualmente”, conta. “O resultado foi uma aderência linda e, agora, é a hora de viajar com esse projeto lindo por todo o Brasil e levá-lo para as grandes casas de espetáculos”, completa.
Depois de São Paulo, Fafá de Belém apresentou ontem, dia 21 de dezembro, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, o show da turnê ‘Temas de Novelas e Grandes Sucessos – A Filha do Brasil’ com repertório com trilhas sonoras de novelas brasileiras e os clássicos cantados por ela. Casa cheia, como sempre.
Com informações e fotos da assessoria e fotos de Bianca Tatamiya / Divulgação