Coluna do portal rogeriopina reúne notas e fotos

Coluna do portal rogeriopina reúne notas e fotos

A Coluna do portal rogeriopina reúne notas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Exposição de Jacques Menassa pode ser vista no Museu da Cidade de Manaus – ‘PiraruClub’ comemora sucesso do manejo de peixe para restaurantes e empórios de Manaus – Associação Brasileira dos Enfermeiros do Amazonas irá promover curso sobre auditoria em saúde – Câmara Brasileira do Livro anunciou o lançamento do Prêmio Jabuti Acadêmico – Exposição ‘Ambientes Construídos’ celebra parceria com o Consulado do Japão em Manaus – Festival de Calouros do Sesc abriu inscrições nas categorias adulto e kids

PiraruClub

Em 2023, o clube de comercialização por assinatura de pirarucu de manejo sustentável do Amazonas – o Piraruclub – alcançou a marca de R$ 158 mil em faturamento.

A iniciativa, criada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com as comunidades da Reserva Sustentável de Mamirauá, realizou a venda de 4,4 toneladas do pescado, beneficiando 110 famílias manejadoras do Estado.

O Piraruclub funciona por meio de assinaturas anuais direcionadas aos restaurantes, hotéis e empórios da capital amazonense – o estabelecimento recebe combos de peixe elaborados sob medida, com cortes especiais e de forma mensal.

Auditoria em saúde

Manaus sediará nos dias 26 e 27 de março, no Novotel, o Simpósio de Auditoria em Saúde – evento que incentiva profissionais a atuarem como auditores na área da saúde.

O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Enfermeiros do Amazonas, com o objetivo de repassar conhecimento, promover o aprimoramento profissional e divulgar as ações de auditoria em prol da melhoria da qualidade dos serviços prestados na saúde.

Durante o Simpósio acontecerão palestras com profissionais renomados nacionalmente, além da apresentação de trabalhos científicos e exemplos de auditorias na saúde pública e privada.

Posse em Brasília

Representando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a conselheira-presidente Yara Amazônia Lins e os conselheiros Josué Cláudio e Mario de Mello participaram, no início da semana, da cerimônia de posse do desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, do Tribunal de Justiça do Amazonas, como presidente do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE 2024), em Brasília.

Yara Lins, Jomar Fernandes e Josué Neto

Jomar Ricardo Saunders Fernandes foi escolhido de forma unânime em eleição realizada no dia 8 de janeiro, em votação virtual com representantes de todas as regiões do País.

Crimes cibernéticos

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amazonas (OAB-AM) promoveu esta semana, em Manaus, a palestra “Crimes cibernéticos x Crimes Contra o Consumidor” reunindo entre palestrantes o delegado Antônio Rondon, especializado na repressão a crimes cibernéticos, e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-AM, Reginaldo Souza.

Prêmio internacional

O “Panelinha”, livro de Rita Lobo publicado em parceria com a Editora Senac, foi premiado no Gourmand World Cookbook Award – a mais prestigiosa premiação internacional no segmento de livros de gastronomia e culinária.

O livro de receitas e dicas de Rita foi vencedor na categoria ‘mais vendidos’.

Juristas das Américas

A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas, Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira de Mello, foi uma das palestrantes na conferência de abertura do 20.º Encontro Internacional de Juristas em comemoração aos 55 anos do ‘Pacto de San Jose da Costa Rica’.

O encontro internacional foi realizado na capital da Costa Rica, celebrando o Pacto – que é considerado o marco político e normativo dos direitos humanos nas Américas.

Na imagem, a magistrada amazonense aparece ao lado da presidente do Conselho Superior da Suprema Corte do Poder Judiciário da Costa Rica, magistrada Sandra Zúñiga.

‘Jabuti Acadêmico’

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou esta semana a realização da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico.

A nova premiação é dedicada às áreas científicas, técnicas e profissionais, e visa valorizar, reconhecer a excelência e divulgar os autores e editores que se dedicam a esses segmentos no Brasil. As obras devem ter sido publicadas em primeira edição entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Circuito social

Júlio e Mirian Pinheiro em noite de evento no circuito social de Manaus (Foto: Ana Claudia Jatahy)

Expo japonesa

Manaus recebe até 3 de fevereiro a exposição ‘Ambientes Construídos: Um guia alternativo do Japão’ com entrada gratuita, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro histórico de Manaus.

Detalhe: entrada gratuita.

Parcerias estratégicas

O Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) consolidou parcerias estratégicas ao firmar acordos com o Sindicato e Organização das Cooperativas no Estado do Amazonas (OCB-AM) e o Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM).

Essas parcerias têm como objetivo promover a integração entre os profissionais contábeis e o setor cooperativista, visando o fortalecimento e avanço das práticas contábeis na região.

Os acordos estabelecem a realização conjunta de ações de treinamento, desenvolvimento e educação profissional, com foco na disseminação de conhecimentos técnicos da área contábil e fiscal, especialmente relacionados ao cooperativismo.

Histórias de Parintins

Jacob Cohen lança na próxima sexta-feira (2) o livro “Era uma vez na ilha de Parintins”, publicação em parceria com a Editora da Universidade Federal do Amazonas.

A noite de autógrafos acontecerá no Centro Cultural Palácio Rio Negro, a partir das 19h.

Destinos no Carnaval

Levantamento promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo divulgado esta semana anuncia os destinos mais procurados pelos brasileiros para a temporada de Carnaval.

Porto de Galinhas, Recife, Rio de Janeiro e Salvador lideram as buscas entre os destinos nacionais mais buscados, enquanto Buenos Aires, Cancun e Orlando são os destinos preferidos para escapadas durante o feriadão.

Visita ao museu

Leyla Leong foi conferir a exposição de colagens digitas de Jacques Menassa no Museu da Cidade de Manaus, onde foi recebida pelo diretor Leonardo Novellino

Festival de calouros

Eventos tradicionais do Sesc Amazonas,  o 44º Festival de Calouros, categoria adulto, e o 3º Festival de Calouros, categoria kids, estão com inscrições gratuitas abertas no site www.sesc-am.com.br, até o dia 31 de março. Cada competição soma quase R$15 mil em prêmios.

Folia de pré Carnaval

Juca Semen e Abílio Nery em mais uma edição de sucesso da ‘Feijoada da Bola Preta’, pré Carnaval que agitou o Studio 5

4 Comments

  1. Leyla Martins Leong

    Obrigada, Rogério. Realmente muito boa a exposição do Jacques Menassa.

  2. Abilio

    Valeu, Roger. Realmente a “Feijoada do Bola Preta”, foi só alegria.

  3. Abilio Nery

    Valeu, Rogério. Realmente a “Feijoada do Bola Preta”, foi só alegria. Um grande abraço.

  4. Leonardo Novellino

    Belo registro Rogério! Obrigado pela divulgação e por todo apoio à nossa Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*