Instituto C&A promove imersão na Amazônia

Instituto C&A promove imersão na Amazônia

Pilar social da C&A no Brasil, o ​Instituto C&A mobilizou 27 voluntários em ação de imersão cultural e investimento na moda local de Manaus

Como parte das ações da frente de voluntariado, o Instituto C&A – pilar social da C&A no Brasil – realizou uma ação em Manaus que mobilizou 27 voluntários colaboradores da C&A, entre profissionais das lojas, Centros de Distribuição e do escritório central da C&A Brasil.

O objetivo foi gerar uma imersão cultural para os colaboradores enquanto fornece conhecimento e ferramentas para o desenvolvimento de marcas de moda manauras.

Entre as onze marcas participantes, seis foram beneficiadas com destaque no Instagram do Instituto C&A e treinamento para exposição no Manaus Fashion Day, evento desenvolvido pelo Instituto C&A para apoiar e desenvolver marcas locais em uma feira de artesanatos e roupas. As outras cinco marcas receberam mentorias, participação do desfile de encerramento do evento além de obterem ‘capital semente’ e locação do espaço colaborativo de venda pelos próximos seis meses.

Para o diretor executivo do Instituto C&A, a metodologia possibilita gerar impacto social positivo local por meio da moda, enquanto desenvolve habilidades e competências também para os colabores “Nosso principal objetivo quando criamos esse Intercâmbio foi fomentar e apoiar o sonho dessas pessoas e marcas que foram selecionadas para o projeto, e tornar possível que os colaboradores voluntários da C&A trabalhassem junto para isso. Acreditamos que é muito potente o desenvolvimento desse imaginário de possibilidades, de autoimagem enquanto pessoas indígenas e na potência da moda manauara”, comenta Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A.

Modelos indígenas

Durante quatro dias de atividades também foi oferecida oficina para jovens indígenas interessados em atuar como modelos publicitários, resultado de um edital promovido pelo Instituto C&A.

A ação incluiu treinamento com especialistas da C&A, oportunidade de desfilar no Centro Cultural dos Povos da Amazônia com disposição de cachê; fotos comerciais em qualidade para uso em redes sociais e books de apresentação; possibilidade de conexão com agência de modelos e um curso de seis meses pago pelo Instituto C&A para desenvolver técnicas para modelar.

Imersão local

Já os profissionais da C&A foram beneficiados com experiências culturais locais e imersão na aldeia indígena Inhaã-Bé, almoço típico da região, contato com processo criativo local e com atividades indígenas.

O intercâmbio é o terceiro projeto que tem o viés de contemplar o território de Manaus como fortalecimento de sua potência e construção de um futuro mais próspero na moda. Dentre eles, o projeto a Moda é o Norte que contemplou um edital de seis empreendedores do segmento com uma série de mentorias realizadas por colaboradores voluntários da C&A, ajuda de custo e investimento na marca; Quero Contratar, e Agora?; que consiste no mapeamento de marcas interessadas em receber estudantes de moda da região; e o edital Quero ser Modelo, e Agora? edição Manaus – que integrou esta ação do intercâmbio, todas com o objetivo de fomentar, por até 6 meses de benefícios e apoio como legado, tanto para as marcas quanto para as pessoas.

Manaus Fashion Day 

Como parte do intercâmbio, o Instituto C&A promoveu um evento cultural aberto e gratuito em Manaus no dia 1 de fevereiro. O projeto foi composto por uma feira de moda autoral manauara, com roupas e acessórios, além de um desfile de encerramento com 30 modelos indígenas e cinco marcas, indicadas por empreendedores locais e selecionadas pelo Instituto e banca formadora, por meio do projeto regional recém-lançado, o “Quero Ser Modelo, e agora?”.

Voluntariado 

O Programa de Voluntariado existe desde 1991 e conecta colaboradores da C&A Brasil a iniciativas de moda de todos os estados do país – nos territórios em que a empresa está presente.

Por meio das ações, os voluntários compartilham tempo, conhecimento e habilidades com mais de 100 organizações sociais, coletivos, cooperativas, redes e empreendedores que fazem da moda uma ferramenta de transformação nas suas comunidades.

Cada colaborador tem pelo menos 3 dias disponibilizados pela empresa para atuação voluntária no ano e as atividades podem ser presenciais ou online, técnicas ou “mão na massa” e também podem acontecer de forma pontual ou contínua – sempre com apoio e acompanhamento do Instituto C&A.

Com informações e fotos da assessoria


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*