O chefe de cozinha Felipe Schaedler representou a Amazônia em evento promovido pelo Kennedy Center, em Washington, na capital dos EUA
Em colaboração com a Embaixada do Brasil na capital norte-americana e o Instituto Rui Barbosa, o The Kennedy Center convidou o chefe de cozinha Felipe Schaedler para representar a Amazônia em eventos e jantares que acontecem até este domingo por ocasião do ‘REACH to FOREST’, um festival internacional que explora a arte, a natureza e o meio ambiente, e que, este ano tem como tema a simbiose entre florestas e a intervenção humana – reafirmando a importância da floresta em pé e da sustentabilidade para um futuro melhor.
Felipe Schaedler, que está à frente de dois premiados restaurantes de culinária amazônica (Banzeiro Manaus e Banzeiro São Paulo), foi o responsável pela curadoria de experiências gastronômicas que representam o bioma amazônico. O chef desenvolveu, ao longo de sua carreira, uma rede com produtores e comunidades indígenas no norte do Brasil e pesquisou extensivamente ingredientes cultivados e utilizados pelas tribos Yanomami, como formigas Saúva, cogumelos, raízes silvestres, flores comestíveis e frutas locais.
Parte desses ingredientes nativos da região da floresta amazônica brasileira está presente nos menus criados para o evento – um deles para o ‘Jantar Sabor da Amazônia: Uma Aventura Culinária com o chef Felipe Schaedler’, que aconteceu no meio da semana. O KC Café e o Restaurante Roof Terrace também oferecem menus temáticos amazônicos criados pelo chef.
Culturas reunidas
“Este tipo de movimento, que busca conhecer e difundir como são esses sabores, me motiva a traduzir o quanto a Amazônica é incrível e o quanto deve ser valorizada. É um orgulho imenso representar e apresentar parte da riqueza da culinária Amazônia neste evento”, afirmou Schaedler.
O ‘REACH to FOREST’, que acontece até domingo em Washington, conta ainda com a participação de artistas americanos e internacionais proeminentes, autores renomados, pensadores, conservacionistas, cineastas, músicos, caçadores de árvores e cientistas que foram reunidos para apresentar filmes, poesia, eventos culinários, instalações de arte, painéis, conversas, entre outras ativações, tudo em prol de gerar soluções criativas para o nosso futuro.
Com informações da assessoria