Coluna do portal reúne notas e fotos da temporada

Coluna do portal reúne notas e fotos da temporada

A Coluna do Portal Rogério Pina reúne notas informativas, em segmentos variados, e fotos de pessoas e de eventos na temporada, editada a partir de Manaus, na Amazônia – Destaques: Mattel lança boneca inspirada em indígena do Amazonas – Escritório brasileiro de arquitetura ganha prêmio por escolas comunitárias em Novo Airão – Márcio Souza ganha filme com trajetória na literatura – Aliança Francesa inaugura nova sede em Manaus – Mazé Mourão ganha homenagem da Assembleia Legislativa do Amazonas – Banda de rock e orquestra de câmara irão apresentar show em Manaus – Show de Bethânia e Caetano na Região Norte no segundo semestre

Referência indígena

A Mattel lançou ume versão da Barbie indígena em homenagem à influenciadora Maira Gomez – mais conhecida nas redes sociais como Cunhãporanga.

A indígena da tribo Tatuyo – que fica na área rural de Manaus, no Rio Negro – conta com mais de seis milhões de seguidores na plataforma TikTok.

Projeto premiado

O Atelier Marko Brajovic foi vencedor do iF Design Award, um dos mais prestigiados prémios globais de arquitetura e design – que neste ano de 2024 reuniu 10.800 inscrições de 72 países,.

O escritório brasileiro venceu na categoria Arquitetura Pública com o projeto ‘Escolas Comunitárias do Rio Negro’.

O Atelier Marko Brajovic, a convite da Fundação Almerinda Malaquias, elaborou o projeto arquitetônico das Escolas Comunitárias do Rio Negro, que faz parte do Projeto Educação Ribeirinha para fortalecer a educação básica nas comunidades de Novo Airão, no Amazonas.

Mulher advogada

A Comissão Permanente da Mulher Advogada, que integra a seccional amazonense da Ordem dos Advogados do Brasil, promoveu a ‘2ª Expo Mulher OAB Amazonas’.

Na ocasião, foram homenageadas mulheres que atuam no segmento.

Trajetória em filme

O escritor Márcio Souza ganhou como presente pelo aniversário de 78 anos o documentário “Se não me engano”, roteirizado e dirigido pelo multimídia Sérgio Cardoso.

O filme teve a primeira exibição – para Márcio Souza e convidados – na noite de quarta-feira, no Teatro Amazonas.

Manhã na Academia

A Academia Amazonense de Letras sediou o lançamento dos livros “Reclames médicos na Manaus antiga”, organizado e comentado pelo atual presidente da AAL, Aristóteles Alencar; e “Crônicas de um jornalista na Amazônia”, de Abrahim Baze.

Manhã recheada de boa prosa e ótimos reencontros na sede do Centro histórico de Manaus.

Mulher cidadã

A jornalista Mazé Mourão vai ganhar honraria na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira.

Ela foi indicada para receber o ‘Diploma Mulher Cidadã Amazonense”, pelos serviços prestados à comunidade amazonense.

Leitura dramática

Nesta quinta-feira, a partir das 19h, acontecerá a leitura dramática de texto de teatrólogo amazonense Francisco Carlos, pela atriz Fabiana Serroni – será no Centro de Artes da Universidade do Amazonas, na Rua Monsenhor Coutinho, 724.

A direção é de Nonato Tavares, com entrada gratuita.

Nova Aliança Francesa

Na sexta-feira, a partir das 17h, a Aliança Francesa em Manaus abre as portas da nova sede em um prédio histórico restaurado no Centro antigo da capital amazonense – na Rua Ferreira Pena esquina com 10 de Julho.

O novo espaço irá abrigar a exposição ‘Olímpicos’, de Aurélian Jeanney, e durante o evento de inauguração acontecerá apresentação do Coral da Aliança Francesa de Manaus.

Contabilidade em festa

O Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas promoverá solenidade em comemoração aos seus 74 anos de história e para a apresentação da nova diretoria e conselheiros para 2024.

O evento acontecerá no Salão Rio Solimões, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, na sexta-feira (8/3) com inicio da cerimônia às 19h30.

Gestão pública

Na próxima segunda-feira (11/3) acontece a abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas, ‘braço’ do Tribunal de Contas do Amazonas que atua no aprimoramento de funcionários públicos, auditores e indivíduos envolvidos na gestão financeira pública.

A Escola de Contas Públicas tem como atual coordenador o conselheiro do TCE Júlio Pinheiro e receberá palestrantes nacionais para o evento – enfocando temas como educação, administração pública e meio ambiente.

As inscrições para participar da abertura – na sede do TCE-AM – podem ser feitas pelo endereço eletrônico ecpvirtual.tce.am.gov.br. O evento também terá transmissão pelas redes sociais do Tribunal.

Mistura fina

Com quase 30 anos de estrada, a banda Overload se unirá à Orquestra de Câmara do Amazonas para uma experiência musical inesquecível, unindo seu rock vibrante com a performance artística sempre impecável da OCA, sob regência do maestro Marcelo de Jesus.

A apresentação acontecerá no dia 16 de março, no Teatro Amazonas.

Bethânia e Caetano

Os irmãos Maria Bethânia e Caetano Veloso anunciaram uma turnê em dupla que irá apresentar shows em sete capitais brasileiras no segundo semestre deste ano.

Os shows estão previstos para começar em agosto e irão até meados de dezembro – na Região Norte, a capital escolhida foi Belém do Pará, que terá apresentação da dupla no Hangar, em 29 de setembro.

Cultura e culinária

No próximo dia 15 de março acontecerá a noitada de encerramento da exposição de fotografias sobre a trajetória do cantor de toadas David Assayag, que pode ser vista no restaurante Caramuri Amazônia, no Vieiralves.

Nesta noite especial, o menu exclusivo será preparado pelo chef Edu Soares, com buffet de entradas e petiscos, ao som do show acústico de David Assayag.

Brunch com chocolate

A chocolatier Talita Avelino apresenta no dia 16 de março a sua nova linha de sobremesas e chocolates para a Páscoa durante o evento ‘Easter Brunch’ no espaço de festas Le Lieu, em Manaus.

Com informações e fotos de assessorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*